Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Univasf e Universidade de Bertoua firmam Memorando de Entendimento para cooperação acadêmica internacional

publicado: 09/08/2024 16h07 última modificação: 09/08/2024 16h07

A cerimônia de assinatura do memorando de entendimento foi realizada na Reitoria.

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) e a Universidade de Bertoua (UBe), da República de Camarões, firmaram um acordo de cooperação acadêmica internacional para o desenvolvimento de ações de ensino, pesquisa e extensão. A cerimônia de assinatura do Memorando de Entendimento entre as duas Instituições foi realizada na quinta-feira (1º), na sala de reuniões do Gabinete da Reitoria, no Campus Sede, em Petrolina (PE).

O reitor da Univasf, Telio Nobre Leite, e o reitor da UBe, Dieudonné Emmanuel Pegnyemb, assinaram o Memorando de Entendimento, formalizando a parceria. Também estiveram presentes a vice-reitora e assessora de Relações Internacionais da Univasf, Lucia Marisy de Oliveira; o ministro Conselheiro da Embaixada de Camarões no Brasil, Paulin Martial Tchenzette; o vice-reitor encarregado da Pesquisa, Cooperação e das Relações com o Setor Empresarial da UBe, Nkelzok Valère; e a chefe da Divisão de Cooperação da UBe, Jeannette Sylvie Pilo Atta, além de estudantes, servidores e funcionários terceirizados da Univasf.

O Memorando de Entendimento foi assinado em três versões: português, francês e inglês, estes dois últimos idiomas oficiais de Camarões. O convênio permitirá a realização de ações de mobilidade acadêmica de estudantes, docentes e técnicos das duas Universidades, assim como a colaboração em projetos de pesquisa, extensão e inovação, facilitando também a troca de tecnologias e de conhecimentos entre as Instituições. A UBe é a primeira universidade estrangeira a vir à Univasf para assinatura de convênio de cooperação internacional.

Após a assinatura do documento, o reitor Dieudonné Pegnyemb apresentou a UBe, destacando semelhanças entre a Universidade de Bertoua e a Univasf, a exemplo de cursos ofertados, áreas de atuação e características geográficas. “Com a concretização do acordo esperamos colocar em prática essa parceria internacional de ensino superior entre as nossas Instituições”, afirmou.

O reitor Telio Leite destacou que a parceria possibilitará a realização de ações acadêmicas que também contribuirão para aproximar as duas instituições e a população brasileira e africana. “Esse é um primeiro passo que irá permitir o intercâmbio de estudantes e servidores, estreitando os laços interinstitucionais entre as universidades. Também será importante para ampliarmos nossas relações com instituições de ensino superior da África, que consideramos de grande importância no processo de internacionalização da Univasf”, disse.

Visita - A delegação visitou o Espaço Plural, onde foi recebida pelo reitor Telio Leite e pela vice-reitora Lucia Marisy, juntamente com a equipe da Assessoria de Relações Internacionais (ARI), na manhã da quinta-feira (1º). Na ocasião, os visitantes conheceram os projetos da Agrofloresta Francisco Roberto Caporal e do Sisteminha Espaço Plural.

A comitiva também esteve no Campus Ciências Agrárias (CCA), em Petrolina (PE), na manhã da sexta-feira (2). O reitor Telio Leite acompanhou a visita, que contou com a participação do representante da Assessoria de Relações Internacionais (ARI), Vladimir Nunes.

Eles visitaram o bloco de laboratórios, a biblioteca e áreas externas do campus. Passaram pelo Núcleo de Ecologia e Monitoramento Ambiental (Nema), o Centro de Estudos em Biologia Vegetal (Cebive), onde foram recebidos pelo coordenador do Nema, Renato Garcia Rodrigues. Conheceram o banco de sementes do Nema e a coleção botânica do Cebive, com o acervo de exsicatas. Também foram conhecer as atividades do grupo de pesquisa Fruticultura no Vale do São Francisco (FrutVasf), lideradas pelo professor Ítalo Herbert Lucena Cavalcante, do Colegiado de Engenharia Agronômica.