Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Univasf está com inscrições abertas para Especialização em Ensino das Ciências

Notícias

Univasf está com inscrições abertas para Especialização em Ensino das Ciências

publicado: 30/01/2023 13h27 última modificação: 30/01/2023 15h41
Júlia Mendes

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), através da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPPGI), está com inscrições abertas para a primeira turma do curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Ensino das Ciências. Há 20 vagas para a especialização, que é ofertada gratuitamente no Campus Serra da Capivara, em São Raimundo Nonato (PI). As inscrições podem ser feitas até quinta-feira (2).

Podem participar do processo seletivo graduados nas licenciaturas em Ciências da Natureza, Química, Física, Biologia ou Pedagogia, em cursos reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC), ou portadores de diploma em demais cursos de licenciatura, bacharelado ou tecnólogo em outras áreas, desde que comprovem a docência na área de Ensino das Ciências. Para se inscrever, os interessados devem acessar o Sistema de Processos Seletivos (PS) da Univasf.

Das vagas ofertadas, 30% são reservadas para candidatos negros, indígenas e pessoas com deficiência (PCD); e uma vaga para servidores técnico-administrativos em educação (TAEs) da Univasf. No ato da inscrição os candidatos devem anexar, em formato PDF, os documentos listados no Edital Nº 3/2023, disponível no PS Univasf.

A seleção englobará duas etapas: prova escrita, de caráter eliminatório e classificatório; e análise de currículo, de caráter classificatório. A prova escrita será aplicada no dia 11 de fevereiro, às 14h, e será dividida em duas partes, sendo a primeira composta por duas questões interpretativas sobre a compreensão dos dois textos indicados no Anexo IV, e a com uma questão dissertativa, na qual o candidato terá que apresentar sua trajetória acadêmica, motivação para cursar a especialização e as intenções relativas ao que se pretende pesquisar como objeto de estudo.

O resultado final da prova escrita será divulgado no dia 23 de fevereiro e de análise do currículo no dia 25 de fevereiro. O resultado final do processo seletivo será divulgado no dia 4 de março. O desempenho individual de cada candidato poderá ser consultado na área “acompanhamento de inscrição” no PS Univasf.

O Programa de Pós-Graduação Lato Sensu em Ensino das Ciências (PPGEC) tem carga horária mínima de 360 horas, com duração prevista para no mínimo de 18 meses e máximo de 30 meses. As aulas acontecerão semanalmente, podendo ser às sextas e sábados, durante o dia inteiro, e, caso seja necessário, aos domingos no período matutino. Mais informações podem ser encontradas no site da especialização.