Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Univasf integra Ranking de Depositantes Residentes 2020 do INPI

Univasf integra Ranking de Depositantes Residentes 2020 do INPI

publicado: 18/10/2021 14h29 última modificação: 18/10/2021 14h29
Júlia R. Mendes

Os pedidos de registro de patentes e de programas de computador protocolados pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), durante o ano passado, levaram a Instituição a estar presente no Ranking de Depositantes Residentes 2020. A Univasf está na 37ª posição na categoria Registro de Programa de Computador, com 11 registros, e em 47º lugar na categoria Patente de Invenção, com 14 depósitos. Todos os pedidos de registro contaram com a participação de docentes e discentes de diversos cursos de graduação e pós-graduação.

O Ranking de Depositantes Residentes 2020 é uma classificação anual emitida pelo INPI, em que aparecem os 50 titulares, sendo pessoas físicas ou jurídicas, que mais realizaram depósitos e pedidos de patentes de invenção, que englobam produtos ou processos de qualquer área do conhecimento, e de softwares, entre universidades, empresas e inventores nacionais. A última vez que a Univasf esteve presente no ranking foi em 2017, quando ocupou a 34ª posição em Patente de Modelo de Utilidade, em que geralmente são objetos de uso prático com aplicação industrial, cujo uso ou fabricação tenha sido melhorado. O ranking de 2020 completo está disponível no site do INPI.

Segundo a diretora Institucional de Inovação da Univasf, Michely Correia Diniz, essa conquista insere a Univasf numa posição de destaque nacional. “Esse alcance demonstra que a nossa Universidade, mesmo jovem, tem um capital intelectual extremamente competente e produz tecnologias que têm inovação. Estar nesse ranking é muito importante, pois reconhece o valor da Universidade e estimula a traçar novas metas para a transformação da nossa sociedade”, destaca.

O Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), vinculado à Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPPGI), é o setor responsável por gerenciar a política de inovações da Univasf. Os interessados em proteger uma marca, patente e outras invenções geradas na Universidade, podem acessar o site do NIT para mais informações ou agendar uma reunião pelo e-mail inovação@univasf.edu.br.