Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Univasf lança edital de seleção para Programa Institucional de Bolsas de Extensão (Pibex)

publicado: 31/10/2017 15h13 última modificação: 31/10/2017 16h55
Mônica Santos

A Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) lançou o Edital Nº 2/2017, que tem como intuito convocar a comunidade acadêmica para apresentar propostas ao Programa Institucional de Bolsas de Extensão (Pibex). O edital visa à classificação de projetos de extensão para vigência de 1º de março de 2018 a 28 de fevereiro de 2019. As inscrições estão abertas até 3 de dezembro.

As inscrições devem ser realizadas pelo coordenador do projeto através do Sistema de Processos Seletivos (PS) da Univasf. Os documentos solicitados são: Formulário de inscrição (Anexo 1);  projeto de extensão (Anexo 2); planos de trabalho (Anexo 3); carta de anuência das instituições parceiras, devidamente assinada, se for o caso (Anexo 4). Haverá reserva de até 10% do total de bolsas oferecidas para projetos em parceria com o Espaço Arte, Ciência e Cultura (EACC – Univasf), cuja execução deverá ser realizada no próprio EACC, que fica localizado no Espaço Plural, em Juazeiro (BA).

Dentre os pré-requisitos para os bolsistas estão: estar regularmente matriculado em algum curso de graduação da Univasf; não ter nenhum vínculo empregatício, de estágios, de bolsas acadêmicas ou voluntárias institucionalizadas; ter disponibilidade entre 12h e 20h semanais para as atividades do projeto; comprometer-se a apresentar as atividades desenvolvidas nos eventos científicos, culturais e extensionistas da Univasf e não estar em situação de inadimplência com o Pibex ou outra modalidade de programa da Proex.

Cada coordenador de projeto poderá submeter uma única proposta, que concorrerá a uma única bolsa. Além disso, é preciso ser docente ou técnico administrativo com nível superior, responsabilizar-se, mediante a assinatura do termo de compromisso presente no Anexo 7 do edital, pela orientação dos estudantes bolsistas e voltários, incluindo a elaboração e apresentação de relatórios parcial e final das atividades do projeto.

Os projetos deverão ser exclusivamente de extensão e deve obedecer à formatação e ao modelo exigidos no edital. No caso de projetos que envolvam instituições parceiras, é obrigatória a apresentação da Carta de anuência (Anexo 4 do edital). O coordenador da proposta não poderá se identificar no projeto. Esta identificação deve ocorrer somente no formulário de inscrição.

O Pibex é um instrumento voltado para o desenvolvimento de projetos de extensão universitária que tem como objetivo estimular a realização de atividades de extensão, aproximando a Universidade da sociedade, por meio da articulação com o ensino e a pesquisa. Além disso, busca possibilitar a aprendizagem recíproca entre estudantes, professores, técnicos e sociedade, favorecendo a vivência social, política e profissional por intermédio de uma ação interdisciplinar e interinstitucional.

Cronograma:

Inscrições – até 3 de dezembro de 2017

Divulgação do resultado parcial – 15 de janeiro de 2018

Interposição de recurso – de 15 a 21 de janeiro de 2018

Divulgação do resultado final após recursos – 29 de janeiro de 2018

Entrega da documentação para contratação do bolsista – de 5 a 11 de fevereiro de 2018

Início do trabalho do bolsista – 1º de março de 2018