Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Univasf lança novo portal institucional

Univasf lança novo portal institucional

publicado: 15/03/2017 08h03 última modificação: 15/03/2017 14h17
Brena Souza

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) lança, nesta quarta-feira (15), seu novo portal institucional, que adota o modelo de Identidade Digital recomendado pelo Governo Federal para as instituições públicas. O novo portal foi desenvolvido na plataforma Plone e conta com ferramentas de acessibilidade que facilitam o acesso de pessoas com necessidades especiais às informações sobre a Univasf. O sítio eletrônico é composto por três áreas principais: Portal Institucional, Portal do Estudante e Portal do Servidor.

No Portal Institucional, o usuário pode conhecer um pouco da história da Univasf no link “Universidade”, onde também estão disponíveis a lista de cursos de graduação e pós-graduação ofertados e seus respectivos campi, com a estrutura de cada um deles. As informações no Menu principal estão disponibilizadas em grandes áreas para facilitar a navegação.

Na parte superior, constam a barra do Governo Federal, a barra de identificação da instituição com atalhos de navegação padronizados, seguidos abaixo por um menu horizontal com acesso rápido para os outros dois portais e para as áreas de Ingresso discente, Concursos, Processos seletivos, Comunicação, Acesso a sistemas e um link para o site antigo.

No Portal do Estudante, o discente tem acesso a todas as informações necessárias à vida acadêmica, como Calendário Acadêmico, Manual do Estudante, serviços da Secretaria de Registro e Controle Acadêmico (SRCA) e benefícios da Assistência Estudantil, acesso às pró-reitorias, entre outras informações. No Portal do Servidor, estão reunidos links rápidos para serviços e setores pertinentes ao dia a dia das carreiras de docentes e de técnicos-administrativos em educação (TAE).

A concepção e a execução do novo site foram realizadas por uma Comissão instituída a partir da Portaria Nº 248/2016, composta pelos servidores Renata Freitas, Hesler Caffé, Andrey Tavares, Luam Leiverton, Fredson Novaes, Gabriela Jandiroba, Ildemar Rodrigues, Yariadner Spinelli, Eric Oliveira, Fúlvio Flores, Sérgio Motta, Raoni Gonçalves e Valtency Remígio. A elaboração do novo site teve início em maio do ano passado.

A Comissão contou com a colaboração das equipes da Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Propladi) e da Secretaria de Educação a Distância (SEaD), para desenvolver o layout do novo portal, e da Assessoria de Comunicação Social (Ascom), da Secretaria de Registro e Controle Acadêmico (SRCA) e das prós-reitorias, para a inserção de conteúdo, com apoio técnico da Secretaria de Tecnologia da Informação (STI).

Entre as diretrizes definidas para o novo portal institucional da Univasf destaca-se a adoção de um padrão de layout único para as páginas que o compõem. Esta definição contribui para o fortalecimento da identidade e imagem da instituição. “É um avanço importante para a Univasf, que passa a ter um meio de comunicação mais moderno, dinâmico e com ferramentas mais diversificadas para facilitar a interação com a comunidade”, destaca a presidente da Comissão, Renata Freitas.

Acessibilidade - Outro grande diferencial do novo portal é a acessibilidade, com a disponibilização de teclas de atalho, alto contraste e do aplicativo VLibras, que consiste em um conjunto de ferramentas computacionais responsável por traduzir textos, áudios e vídeos para a Língua Brasileira de Sinais (Libras), tornando computadores, dispositivos móveis e plataformas Web acessíveis para pessoas surdas. O site também disponibiliza a ferramenta de Alto contraste, que altera a cor do fundo da página para preto e as letras e imagens para branco e amarelo, facilitando a leitura para pessoas que possuem algum déficit visual.

O analista de Tecnologia da Informação, Luam Leiverton, responsável pelo desenvolvimento técnico do site, ressalta que o trabalho teve como objetivo viabilizar a adequação aos requisitos de acessibilidade que o Governo Federal exige para sites institucionais. “Além disso, houve uma melhoria no padrão visual e na usabilidade do site, disponibilizando uma arquitetura da informação baseada nas necessidades de informação, categorização do público-alvo e frequência de acesso aos conteúdos pelos usuários, bem como das ferramentas de navegação e busca disponibilizadas para o usuário do portal da Univasf”, afirma Leiverton.

Renata Freitas lembra que o projeto de atualização terá continuidade nos próximos meses até que todas as páginas que compõem o portal estejam adequadas ao novo formato. Também será realizada a sua tradução para outros idiomas, numa ação conjunta com a Assessoria de Relações Internacionais (ARI), que visa internacionalizar o sítio institucional da Univasf.