Notícias
Univasf lança Repositório Institucional e amplia acesso à produção acadêmica
Um novo capítulo na gestão e na difusão do conhecimento começa a ser escrito na Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). O lançamento do Repositório Institucional da Univasf (RIU) marca um avanço na organização, na preservação e na ampliação do alcance da produção técnico-científica desenvolvida por docentes, técnicos administrativos e discentes da instituição. A plataforma digital será lançada oficialmente no dia 27 de abril, às 15h, em cerimônia realizada no auditório da biblioteca do Campus Sede, em Petrolina (PE). O evento, aberto a toda a comunidade interna e externa, também integra as ações comemorativas pelos 20 anos do Sistema Integrado de Bibliotecas (Sibi) da Univasf.
A programação contará com a palestra da pesquisadora do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), Priscila Sena, que abordará o papel estratégico dos repositórios digitais abertos no contexto das universidades públicas.
Segundo o diretor do Sibi, Lucidio Lopes de Alencar, a iniciativa simboliza um avanço importante na gestão da informação na instituição. “O lançamento do RIU celebra os 20 anos do Sibi com um avanço significativo na preservação e difusão do conhecimento institucional, consolidando o trabalho do setor com mais um serviço disponibilizado para a comunidade acadêmica”, afirma.
O RIU segue os princípios do acesso aberto, garantindo acesso gratuito e imediato à produção científica. Entre os benefícios, destacam-se a maior circulação do conhecimento, o aumento do potencial de citações, além do fortalecimento da transparência e da democratização da informação.
Alencar considera que, ao disponibilizar os conteúdos em ambiente digital aberto, o RIU deve ampliar significativamente a visibilidade da produção acadêmica da instituição. “O repositório amplia a visibilidade da produção institucional ao disponibilizar os conteúdos em ambiente digital aberto, indexado por mecanismos de busca e interoperável com outros sistemas, aumentando o alcance nacional e internacional das pesquisas”, destaca.

Depósito e acesso – Inicialmente, poderão ser depositadas produções acadêmicas, técnicas e científicas desenvolvidas por membros da comunidade universitária, como artigos, livros e capítulos de livros, trabalhos apresentados em eventos e materiais didáticos em diferentes formatos. Para apoiar a utilização da plataforma, a comunidade acadêmica contará com capacitações, tutoriais e suporte contínuo das equipes do repositório e das bibliotecas nos campi.
O processo de submissão será realizado por meio de autoarquivamento, podendo ser feito diretamente por docentes, discentes e técnicos vinculados à Univasf. Segundo Alencar, o sistema contará com o suporte das bibliotecas para garantir a qualidade das informações. “O processo contará com curadoria da biblioteca, que fará a validação dos metadados, verificação de conformidade e organização do conteúdo”, explica.
O RIU oferece uma série de funcionalidades que facilitam o acesso, a organização e a disseminação do conhecimento. A plataforma permite que qualquer pessoa pesquise conteúdos de forma simples, utilizando filtros como autor, título, assunto, data de publicação e tipo de documento. Outro destaque é a organização do acervo em comunidades, subcomunidades e coleções, o que possibilita a navegação por campus, cursos e áreas de conhecimento, facilitando a localização dos materiais.
Além disso, o repositório fornece dados estatísticos sobre os materiais depositados e acessados, contribuindo para o acompanhamento da produção científica institucional e de seu impacto. De acordo com o diretor do Sibi, Lucidio Lopes de Alencar, o repositório também desempenha um papel fundamental na preservação da memória institucional. “O Repositório Institucional traz para a universidade a possibilidade de preservar, organizar e disseminar a produção acadêmica e científica da Univasf, fortalecendo a memória institucional e ampliando o acesso ao conhecimento que é gerado na universidade”, finaliza.
