Notícias
Univasf oferece 15 vagas para o Mestrado Profissional em Sociologia em Rede Nacional (ProfSocio)
Estão abertas, até o dia 18 de outubro, as inscrições para o Exame Nacional de Acesso 2025 do Mestrado Profissional em Sociologia em Rede Nacional (ProfSocio), destinado à Turma 2026. O curso é gratuito, em nível de pós-graduação stricto sensu, reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Na Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), são oferecidas 15 vagas, com aulas presenciais no Campus Juazeiro (BA).
As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela internet, no site do Profsocio, mediante preenchimento de formulário eletrônico e pagamento da taxa no valor de R$ 120,00. No ato da inscrição, os candidatos deverão indicar a instituição associada de interesse. A documentação exigida encontra-se disponível no edital.
O mestrado é voltado prioritariamente para professores da Educação Básica Pública que atuam em componentes da área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, na condição de efetivos ou temporários, e que possuam diploma de licenciatura reconhecido pelo MEC. Caso haja vagas remanescentes, até 30% poderão ser preenchidas por docentes da rede privada que atendam aos mesmos critérios.
O processo seletivo será realizado de forma remota, em duas etapas: a avaliação da carta de intenções, de 25 a 31 de outubro, e a defesa virtual do documento, de 10 a 14 de novembro. O resultado final será divulgado em 1º de dezembro.
Com duração de 24 meses, o ProfSocio integra o Programa de Mestrado Profissional para Qualificação de Professores da Rede Pública de Educação Básica (ProEB). Suas linhas de pesquisa são: Educação, escola e sociedade; Juventude e questões contemporâneas; e Práticas de ensino e conteúdos curriculares.
Mais informações sobre o processo seletivo estão disponíveis no edital, no site do ProfSocio.
