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Univasf oferece projeto de exercícios coordenativos para crianças e adolescentes com TEA

publicado: 28/05/2025 10h51 última modificação: 28/05/2025 15h46

 A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) está com inscrições abertas até 10 de junho para o projeto de extensão “Abordagem Coordenativa em Circuito aplicada ao TEA”, voltado para crianças e adolescentes de 10 a 16 anos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) nível de suporte 1. O projeto, realizado por meio do Colegiado de Educação Física (Cefis), tem como objetivo desenvolver competências cognitivas, emocionais e motoras por meio de exercícios organizados em circuitos. São oferecidas 12 vagas.

As inscrições podem ser feitas de terça a sexta-feira, das 14h às 17h30, presencialmente na sala 4 do Ginásio do Colegiado de Educação Física, no Campus Sede, em Petrolina (PE), ou pelo WhatsApp (87) 9 9158-1890. O projeto é coordenado pelo professor do Cefis Fernando Lemos.

Para participar, a criança deve saber ler, verbalizar e compreender as instruções das atividades coordenativas. Essa iniciativa busca oferecer suporte especializado e promover o desenvolvimento integral das crianças e adolescentes atendidos. “Nossas aulas visam especialmente ao aumento do repertório motor e qualidade de movimento, trabalhando autocrítica, consciência corporal e preparação para a ação”, explica Lemos.

O método, criado pelo Grupo de Pesquisa em Plasticidade Neuromotora (GPPN), que é liderado pelo professor Lemos, utiliza circuitos seriados, no qual tarefas sequenciais estimulam a motricidade global e fina, organização espacial e temporal, equilíbrio e esquema corporal dos participantes. “Além disso, durante os exercícios, é possível estimular desafios cognitivos, trabalhando a dupla tarefa cognitivo-motora, com resultados comprovados desde 2018 na melhora da atenção, coordenação e comportamento das crianças com TEA”, afirma o docente.