Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Univasf oferta novos cursos de História e Geologia no Campus Senhor do Bonfim

Univasf oferta novos cursos de História e Geologia no Campus Senhor do Bonfim

publicado: 10/01/2024 17h04 última modificação: 10/01/2024 17h04

Campus Senhor do Bonfim passará a ter cinco cursos de graduação em 2024.

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) ofertará dois novos cursos de graduação no Campus Senhor do Bonfim a partir deste ano: a licenciatura em História e o bacharelado em Geologia. O ingresso das primeiras turmas ocorrerá por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2024. O curso de História será matutino e terá 50 vagas. Já o curso de Geologia oferecerá 40 vagas por turma e, por ser um curso integral, as aulas ocorrerão nos períodos matutino e vespertino.

A previsão de início das atividades letivas dos dois cursos é 5 de agosto de 2024. O calendário definitivo do período letivo 2024.1 para a graduação será divulgado posteriormente, após aprovação do Conselho Universitário (Conuni). Com as duas novas graduações, o Campus Senhor do Bonfim passará a contar com cinco cursos. O campus já oferece as licenciaturas em Ciências da Natureza e em Geografia e o bacharelado em Ecologia.

A licenciatura em História terá quatro anos de duração e irá formar professores para atuar no ensino fundamental e médio. “O novo curso tem o objetivo de contribuir para a formação docente na área de História na região de Senhor do Bonfim, pois existe uma carência de profissionais com essa formação específica”, conta o presidente da comissão responsável pela implementação do curso, José Eduardo Clemente, que atualmente integra o Colegiado de Ciências da Natureza, do Campus Senhor do Bonfim.

Clemente será docente do curso de História, junto com os professores Albano de Goes Souza, do Colegiado de Química, e Marcus Vinicius Santana Lima, do Colegiado de Arqueologia e Preservação Patrimonial. Os três docentes integram a comissão de implementação do novo curso, que também conta com a participação do professor Nilton de Almeida, do Colegiado de Ciências Sociais. Entre outras atividades, a comissão elaborou o Projeto Pedagógico do Curso (PPC), que já foi aprovado pelo Conuni.

O curso está voltado à realidade local e irá dialogar com as origens históricas e as comunidades tradicionais, contribuindo para o resgate e a preservação da história no território do Piemonte Norte do Itapicuru. “A criação do curso de História é um sonho antigo, que este ano irá se concretizar”, conta o presidente da comissão. A expectativa, de acordo com o professor Clemente, é que a licenciatura atraia jovens recém saídos do ensino médio e profissionais que já atuam em educação e desejam a formação na área de História.

Com duração de 5 anos, o bacharelado em Geologia contará inicialmente com um quadro formado por sete docentes, aprovados recentemente em concurso público. O curso de Geologia contribuirá para a formação de profissionais para atuar nesta área do conhecimento na região de Senhor do Bonfim, onde há a extração de diversos tipos de minério.

“Segundo a Companhia Baiana de Pesquisa Mineral, na região de atuação do Campus Senhor do Bonfim são extraídos, hoje, ouro, quartzito, cromita, manganês, kimberlito, calcário, mármore, diamante e esmeralda, com projetos de extração de ferro, alexandrita e outros minérios. Desta forma, tais dados sinalizam a demanda por mão de obra qualificada e por profissionais da área de Geologia que contribuam para o desenvolvimento social, econômico e ambiental”, diz o presidente da comissão de revisão do PPC de Geologia, Sirius Souza, professor do Colegiado de Geografia. Ele destaca que a comissão contou com a colaboração de vários docentes que colaboraram para a construção e implantação da nova graduação.

Sirius Souza ressalta também que o curso será de grande relevância para a consolidação e expansão do campus da Univasf na cidade. “O curso de Geologia se articula de forma harmônica e positiva com os cursos de Geografia, Ecologia e Ciências da Natureza, já instalados no Campus Senhor do Bonfim, complementando e somando esforços na vocação ambiental do campus”, afirma.

Novas graduações - História e Geologia são dois dos quatro novos cursos presenciais que terão início em 2024 na Univasf. Além deles, a Universidade irá ofertar os bacharelados em Artes Visuais, no Campus Juazeiro (BA), e em Gestão Ambiental, no Campus Serra da Capivara, em São Raimundo Nonato (PI), que terão turmas com 25 e 40 vagas, respectivamente. Com a abertura dos novos cursos, a Univasf somará 33 graduações presenciais nos seus sete campi.

Mais informações sobre todos os cursos da Univasf estão disponíveis no site. E para saber o número de vagas que serão ofertadas este ano por curso no Sisu 2024 basta acessar o Termo de Adesão ao Sisu no Portal do Ingresso Discente 2024.