Notícias
Univasf orienta estudantes sobre prazos e exigências do Enade 2025
Estudantes de todos os cursos de Licenciatura, exceto Ciências da Natureza, além dos cursos de Administração, Psicologia e Medicina da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), que concluirão a graduação em 2025, deverão participar do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). As provas, que serão aplicadas em outubro e novembro, são obrigatórias para os concluintes que tenham cumprido 80% ou mais da carga horária do curso, exceto para aqueles que colarem grau até 31 de agosto, os quais estão dispensados da avaliação.
O Enade será realizado em três modalidades distintas, cada uma com data específica: cursos de bacharelado, cursos de licenciatura (com avaliações teórica e prática) e cursos de Medicina. A avaliação para Medicina (Enamed) ocorrerá em 19 de outubro; para as licenciaturas, em 26 de outubro; e para os bacharelados, Administração e Psicologia, em 23 de novembro.
Conforme o cronograma previsto no edital, os candidatos do curso de Medicina devem solicitar atendimento especial e uso do nome social até esta sexta-feira (18). Para os demais cursos de bacharelado e licenciatura, o prazo se estende até 25 de julho. O Questionário do Estudante deve ser respondido até a véspera da aplicação das provas. No caso do Enamed, o questionário pode ser preenchido até 18 de outubro, enquanto os estudantes das licenciaturas têm até 25 de outubro para concluir o preenchimento. Para os cursos de bacharelado, o prazo vai até 22 de novembro. A não realização dessa etapa acarreta situação de irregularidade no Enade, o que impede a colação de grau até que o Inep regularize o status do estudante.
A Procuradoria Educacional Institucional da Univasf ressalta a importância do envolvimento dos estudantes no Enade, pois mais do que uma exigência legal, o Exame representa uma oportunidade para que o estudante evidencie sua formação e, ao mesmo tempo, contribua para o fortalecimento da universidade. “Na Univasf, os resultados do Enade são fundamentais para avaliar a qualidade dos cursos e orientar melhorias acadêmicas. Além disso, com as recentes alterações do Enade para os cursos de Licenciatura e Medicina, o boletim individual de desempenho pode ser utilizado em seleções públicas e processos seletivos, valorizando o percurso formativo do concluinte. Por isso, reforçamos: participar do Enade é um ato de responsabilidade e pertencimento”, afirma a procuradora educacional da Univasf, Samara Andrade.
Enade - Realizado anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o Enade visa avaliar o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos de graduação, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial.
Desde 2004, o Enade faz parte do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), que também inclui a avaliação dos cursos de graduação e das instituições de ensino superior. Os resultados do Exame, juntamente com as informações fornecidas no Questionário do Estudante, contribuem para a composição dos Indicadores de Qualidade da Educação Superior.
