Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Univasf participa da III Jornada de Castração em Massa na América Latina

Notícias

Univasf participa da III Jornada de Castração em Massa na América Latina

publicado: 08/10/2024 10h56 última modificação: 08/10/2024 11h03


A ação foi realizada na Clínica Veterinária Universitária.

Na última sexta-feira (4), a Clínica Veterinária Universitária da Universidade Federal do Vale do São Francisco (CVU-Univasf) participou da III Jornada de Castração em Massa na América Latina (Castralat), um dia de castração em massa de cães e gatos realizado simultaneamente em toda a América Latina. Foram castrados, em um único dia, 104 animais, sendo 47 felinos machos e 57 felinos fêmeas. A iniciativa partiu do Projeto de Extensão da Univasf CastrAção, coordenado pelo docente do Colegiado de Medicina Veterinária Durval Baraúna Júnior, com apoio de estudantes de graduação e pós-graduação, totalizando 44 discentes e 17 médicos veterinários.

Este é o segundo ano consecutivo que a CVU-Univasf participa da Jornada de Castração, na qual mais de dois mil médicos veterinários em 20 países trabalham operando simultaneamente. Em 2023, a Univasf ficou em primeiro lugar no ranking geral nacional de instituições que mais castraram animais, atingindo a meta de 77 animais castrados em um dia. Este ano, a Universidade ficou em 2º lugar no ranqueamento, atingindo 11,17% do número total de animais castrados em todo o país, que foi de 931.

Com o lema “Juntos Podemos”, o movimento Castralat visa reduzir a superpopulação de animais e melhorar o bem-estar de cada um deles, bem como cuidar da saúde de toda a população. O diretor da CVU-Univasf, Alexandre Redson Soares da Silva, ressaltou a importância da castração. “Esta é a melhor forma de controle populacional de cães e gatos e traz inúmeros benefícios para a saúde do animal. A castração evita ninhadas indesejadas e o consequente abandono e, além disso, evita a proliferação de doenças sexualmente transmissíveis entre os animais", disse.

Mais informações sobre atividades que são desenvolvidas pelo Projeto CastrAção estão disponíveis no Instagram.