Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Univasf participa de solenidade de reinstalação do Comitê Interministerial de Tecnologia Assistiva

publicado: 17/08/2023 18h09 última modificação: 17/08/2023 18h09

Univasf foi representada pela vice-reitora Lucia Marisy de Oliveira.

A vice-reitora da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Lucia Marisy de Oliveira, participou da solenidade de reinstalação do Comitê Interministerial de Tecnologia Assistiva (Cita), realizada na manhã de hoje (17), no Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), em Brasília. O Comitê Interministerial de Tecnologia Assistiva foi reinstalado pelo MCTI em parceria com os Ministérios da Educação, da Saúde, dos Direitos Humanos e do Desenvolvimento Social. A solenidade teve a presença da ministra Luciana Santos.

Durante o evento, a ministra anunciou um investimento de R$ 46 milhões em 18 projetos selecionados através de edital da Finep para a estruturação do Sistema Nacional de Laboratórios de Tecnologia Assistiva do MCTI. O sistema vai promover a produção de conhecimento científico e de inovação no âmbito das tecnologias assistivas e habilitadoras.

O Comitê Interministerial de Tecnologia Assistiva foi instituído no âmbito do Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência – o Plano Viver Sem Limite, implementado em 2011 com a perspectiva de promover, por meio da integração e articulação de políticas, programas e ações, o exercício pleno e equitativo dos direitos das pessoas com deficiência. O comitê foi extinto no início de 2019 e recriado posteriormente, no final do mesmo ano, mas permaneceu inativo até agora.

Para a vice-reitora Lucia Marisy de Oliveira, a iniciativa é de grande relevância. Ela ressalta que Univasf já tem um importante trabalho direcionado à inclusão da pessoa com deficiência, desenvolvido pelo Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI). Coordenado pela professora Karla Daniele Maciel Luz, o NAI é responsável pelas políticas de educação inclusiva e ações contínuas dentro da Univasf e pelo estabelecimento de parcerias com a comunidade externa, visando à implantação de práticas sociais inclusivas na região do Vale do São Francisco. O setor conta com uma equipe formada por tradutores/intérpretes de Libras, revisor de texto braile, assistente em administração e estagiários, que realizam diversos projetos e ações dedicados à inclusão, acessibilidade e à formação anticapacitista na educação superior.

Com informações do MCTI

registrado em: , , ,