Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Univasf participa do ato de assinatura da Ordem de Serviço para construção do Hospital Universitário de Paulo Afonso

Notícias

Univasf participa do ato de assinatura da Ordem de Serviço para construção do Hospital Universitário de Paulo Afonso

publicado: 10/11/2025 17h24 última modificação: 10/11/2025 17h24

A obra do novo hospital está prevista para ser concluída em 18 meses.

A Ordem de Serviço para a construção do novo Hospital e Maternidade Regional Universitário de Paulo Afonso foi assinada pelo governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, e pela secretária de Saúde do Estado, Roberta Santana, na última sexta-feira (7). O reitor da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Telio Nobre Leite, esteve presente, acompanhado do superintendente do HU-Univasf, Julianeli Tolentino, que representou o presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), Arthur Chioro; do pró-reitor de Gestão e Orçamento da Univasf, Francisco PinheiroO ato foi realizado no local onde será construído o novo hospital.

A solenidade também contou com a presença do prefeito de Paulo Afonso, Mário César Barreto Azevedo; dos deputados Federais Daniel Almeida, Jorge Solla e Mário Negromonte Junior; do ministro do Superior Tribunal de Justiça, Carlos Pires Brandão; e do juiz federal João Paulo Pirôpo, entre outras autoridades. Com investimento de cerca de R$ 149 milhões, a unidade será o novo Hospital Universitário da Univasf e sua gestão será executada pela Ebserh.

O hospital terá 165 leitos com Unidade de Terapia Intensiva (UTI) – adulto e neonatal, 7 salas cirúrgicas e 5 leitos de Centro de Parto Natural. A nova unidade hospitalar vai atender 53 municípios da Região Interestadual de Saúde Pernambuco–Bahia. O Hospital também será campo de ensino e pesquisa da Univasf e contará com auditório, salas de aula, sala de simulação realística e núcleo de pesquisa, contribuindo para a formação de novos profissionais de saúde. A expectativa é que a construção da nova unidade hospitalar seja concluída em 18 meses.

O reitor Telio Leite destacou a importância do momento. “É um dia histórico, de muita importância para a região de Paulo Afonso. Nós sonhamos com esse momento durante os últimos dez anos. Agora, o novo hospital de Paulo Afonso terá sua obra iniciada”, comemorou o reitor. Telio Leite ressaltou também que o hospital possibilitará uma grande  transformação na região de Paulo Afonso. “A nova unidade será de extrema importância para a assistência à saúde da população e para a formação de profissionais em toda a região de Paulo Afonso”, afirmou.