Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Univasf participa do Pint of Science Brasil 2020

Univasf participa do Pint of Science Brasil 2020

publicado: 08/09/2020 17h12 última modificação: 08/09/2020 17h12
Layla Shasta

Muita gente considera que pesquisas científicas são assuntos complicados. Mas quem disse que a Ciência não pode ser tema de um bate-papo divertido? Esta é a proposta do Pint of Science, evento internacional que convida cientistas a falar sobre suas descobertas de forma descontraída. A edição 2020 do Pint of Science tem início hoje (8) e, pela primeira vez, a cidade de Juazeiro (BA) irá participar da atividade com programação local. A participação de Juazeiro no evento, que acontece simultaneamente em cidades de diversos países, é organizada pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), em parceria com outras universidades do estado da Bahia. Este ano, em razão da pandemia, a troca de ideias entre pesquisadores e público, tipicamente realizada em mesas de bares ou restaurantes, será diferente: vai acontecer no YouTube, a partir das 18 horas. O evento é gratuito, não precisa de inscrições prévias e terá programação até quinta-feira (10).

Com a necessidade de distanciamento social e a opção pela realização do evento de maneira online, universidades que promoveriam a atividade presencialmente em cidades baianas decidiram realizar um evento virtual unificado, o Pint of Science Bahia. Assim, estão promovendo a ação junto à Univasf, a Universidade Federal da Bahia (UFBA) - Campus Vitória da Conquista, Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) - Campus Porto Seguro, Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) - Campus Ilhéus e a Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB) - Campus Barreiras.

A programação está dividida entre local e nacional. Durante os três dias do evento, as transmissões regionais acontecem das 18h às 20h30 e, após este horário, começam as conversas nacionais, no canal do Pint of Science Brasil. Os interessados em participar podem encontrar os links para as conferências na página de Juazeiro no site nacional do evento. O professor do Colegiado de Ciências Sociais da Univasf José Hermogénes Moura da Costa é o coordenador local do Pint of Science e a Univasf organizou as mesas de Ciências Humanas, que serão realizadas nesta quarta-feira (9), segundo dia do evento.

Localmente, hoje (8), será abordada a temática central “Universidades baianas vs Covid-19: pegando o corona na curva e fritando no dendê!”. Nesta quarta-feira (9), a programação terá início com uma live sobre o tema “Se a coisa tá preta, a coisa tá boa! - conversa preta sobre ciência, negócios e arte”, no pré-evento do dia, que terá a participação de Sueli Santos Conceição, fitoterapeuta Tradicional e CEO da  Ota Omi Cosmética Natural, que tem doutorado pela UESC. Em seguida, às 19h, começará a discussão sobre o tema “Por que eu não cancelo o meu racismo?”, com a participação dos professores Núbia Regina Moreira, da UESB, e Hamilton Richard Alexandrino Ferreira dos Santos, da UFSB, e mediação do professor José Hermógenes, da Univasf. Já na quinta-feira (10), o tema em debate será “Desastres ambientais: o que você e a ciência tem com isso?”.

Os bate-papos em nível nacional seguem o tema "Investimento ou Morte!", uma referência à semana do dia da Independência do Brasil, e vão falar sobre a importância do investimento contínuo em Ciência; as vacinas produzidas no Brasil; pesquisas nacionais e o perigo das fake-news. A programação completa, tanto local, quanto nacional, pode ser encontrada no site do Pint of Science Brasil.

Mais de 70 cidades brasileiras vão promover o evento este ano e esta é também a agenda de diversas cidades em outros 12 países ao redor do mundo. O Pint of Science teve início em 2013, em Londres, organizado por cientistas do Imperial College London, com a proposta de levar pesquisadores para conversarem sobre suas pesquisas diretamente com as pessoas em pubs, bares ingleses típicos.  O ambiente inspirou o nome do evento, que em português quer dizer “dose de ciência” e a ideia se espalhou mundialmente, chegando ao Brasil em 2015. Assim, a atividade convida as pessoas a tomar uma Pint de ciência, enquanto saboreiam a sua bebida preferida, seja água, suco, refrigerante, cerveja etc.