Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Univasf participa do XXVIII Encontro Regional Nordeste da Associação Brasileira de Educação Internacional

publicado: 17/10/2023 15h06 última modificação: 18/10/2023 08h22

O evento foi realizado na Universidade Federal de Pernambuco, no Recife (PE).

O XXVIII Encontro Regional Nordeste da Associação Brasileira de Educação Internacional (Faubai) foi realizado entre os dias 7 e 10 de outubro na Faculdade de Direito da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), no Recife (PE). A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) esteve representada no evento pela Assessoria de Relações Internacionais (ARI). O encontro, que também marcou os 25 anos da Diretoria de Relações Internacionais da UFPE, promoveu a integração e a capacitação de gestores com a realização de palestras, workshops e conferências.

Representaram a Univasf no evento a vice-reitora e assessora de Relações Internacionais, Lucia Marisy de Oliveira, o assessor Especial de Gestão, Bruno Cezar Silva, e o assistente em administração Ranieri Paes de Santana Filho. O encontro discutiu temas como a internacionalização do currículo no viés da sustentabilidade, perspectivas da internacionalização universitária no Brasil, além de ter possibilitado trocas de experiências entre as Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes) sobre seus programas de internacionalização.

Segundo Silva, a participação da Universidade no evento representa a retomada da relação da instituição com as organizações internacionais e nacionais. “A nossa participação no Encontro Regional da Faubai marca a reaproximação da Univasf com os organismos de fomento e apoio às relações internacionais, com o retorno das atividades da ARI. Na oportunidade, inclusive, prospectamos junto ao Instituto Confúcio, da Universidade de Pernambuco (UPE), uma oferta de curso de mandarim, tendo em vista o potencial econômico da região”, afirma o assessor.

A Faubai foi criada em 1988 e reúne gestores e responsáveis pela área de assuntos internacionais de mais de 200 instituições de ensino superior brasileiras. A associação também atua na divulgação das potencialidades e da diversidade das IES brasileiras no país e no exterior, junto a agências, representações diplomáticas, organismos e programas internacionais.

A Univasf sediou a XIX Reunião da Regional Nordeste da Faubai, que aconteceu de 6 a 8 de dezembro de 2015, no auditório da biblioteca do Campus Sede, em Petrolina (PE). Com o tema central “Interiorização da internacionalização nas Instituições de Ensino Superior - IES do Nordeste”, a reunião aconteceu simultaneamente a outros eventos: “I Workshop de Internacionalização da Univasf”, “I Encontro de Internacionalização da UPE – Campus Petrolina” e “I Encontro de Egressos de Mobilidade Internacional do Vale do São Francisco”.

registrado em: , ,