Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Univasf premia trabalhos contemplados com Menção Honrosa na XI Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão (XI Scientex)

publicado: 10/06/2019 13h45 última modificação: 10/06/2019 13h45
Beatriz Granja

A manhã da última sexta-feira (7) foi marcada por muita alegria e satisfação de trabalho bem feito. É que estudantes da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), que realizaram pesquisas científicas no ano passado e se destacaram na XI Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão (Scientex), realizada entre os dia 26 e 29 de novembro de 2018, foram premiados com Menção Honrosa, em solenidade promovida pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPPGI). O evento aconteceu no auditório da biblioteca do Campus Sede, em Petrolina (PE).

Durante o evento, foram entregues aos pesquisadores os certificados dos 33 trabalhos premiados na XIII Jornada de Iniciação Científica (JIC); Jornada de Iniciação Científica, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (JOINT); e na I Mostra de Inovação e Empreendedorismo. Para marcar a premiação, o evento contou com a palestra do professor Josemar Martins Pinzoh, do Campus III da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Na cerimônia, Pinzoh falou sobre o tema “As Ciências, as Humanidades e o Enfrentamento das Formas de Obscuridade no Contexto Atual do Brasil”.

O pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Jackson Guedes, destaca que as premiações são reflexos dos níveis de pesquisas desenvolvidas na Univasf. “Estes trabalhos representam a qualidade das pesquisas que são feitas dentro da instituição. Porque além de serem premiados aqui, internamente, muitos desses alunos têm sido premiados em eventos nacionais e, até, internacionais”, completa Guedes.

Para a estudante do último período do curso de Medicina Veterinária da Univasf, Edimária Braga, a Scientex é um momento para expor à comunidade as pesquisas que foram realizadas na Universidade.  “É uma grande oportunidade para nós mostrarmos o que estamos trabalhando e, também, de ver o que outras pessoas estão produzindo”, diz.

Vinícius de Oliveira, estudante do Curso de Ciências da Natureza, veio do Campus Senhor do Bonfim (BA) receber o seu prêmio. O discente, que está no último período do curso, ressalta a importância trabalhar com pesquisa na graduação. “É muito importante se tornar um pesquisador dentro da Universidade e ser reconhecido perante a comunidade científica. Isto traz uma luz para uma realidade que não é tão reconhecida pela sociedade”, afirma Vinícius.

De acordo com o professor do Colegiado do Curso de Medicina Veterinária, Marcelo Domingues de Faria, a premiação incentiva os estudantes a investirem em pesquisas científicas durante o curso. “A emissão de uma declaração de que aquele trabalho tem mérito acadêmico cientifico traz, não só para nós orientadores, mas para o aluno também, um incentivo para o estudo, para a pesquisa e para ciências”, comenta Faria.