Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Proen promove 2ª edição do projeto “Vem Pra Univasf”

Proen promove 2ª edição do projeto “Vem Pra Univasf”

publicado: 26/07/2023 12h08 última modificação: 26/07/2023 12h08
Nicole Muniz

Com o objetivo de se aproximar de estudantes do terceiro ano do ensino médio, a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) receberá escolas públicas e privadas da região para uma visitação guiada, através projeto “Vem Pra Univasf” da Coordenação Pedagógica da Pró-Reitoria de Ensino (Proen). Esta é segunda edição da ação, que acontecerá entre os dias 21 e 25 de agosto, e apresentará o sistema de ingresso, os cursos ofertados pela Univsaf, além da infraestrutura do Campus Sede, em Petrolina (PE), e do Campus Juazeiro (BA). As escolas interessadas podem se inscrever até o dia 4 de agosto.

As inscrições devem ser realizadas através de formulário eletrônico. Nesta edição, o Campus Juazeiro foi incluído na programação e, dessa forma, os estudantes terão a oportunidade de conhecer seus espaços, como o prédio de artes, os laboratórios de engenharia, os projetos de pesquisa e extensão. As visitas ocorrerão nos turnos da manhã e tarde com a expectativa de receber 60 alunos por turno. As escolas serão atendidas mediante a ordem de inscrição até completar o quantitativo de alunos em cada turno.

As visitas aos campi serão mediadas por profissionais da Coordenação Pedagógica e estagiários da Proen, além da colaboração de servidores dos setores visitados. Segundo Lícia Gonzaga, assistente social da Proen, a ação faz parte do Plano de Desenvolvimento Institucional da Univasf, que dentre os seus objetivos está aprimorar a relação da Universidade com a educação básica e como meta, propõe a promoção de acesso do estudante de ensino médio à instituição.

Na primeira edição, a Univasf recebeu 400 estudantes de escolas da região no Campus Sede. “Para a comunidade externa é importante que eles percebam a Univasf como um espaço público de formação profissional e humana, que pode e deve ser ocupado por eles e que, sobretudo, os jovens possam vislumbrar possibilidades reais de vida, trabalho e transformação social” afirma Lícia Gonzaga.

O “Vem para Univasf” surgiu a partir da necessidade de atender a demanda das escolas por visitas à instituição, alinhada à oportunidade de promover uma aproximação da universidade com o seu potencial público alvo. O projeto é desenvolvido pela Proen e direcionado aos alunos do terceiro ano do ensino médio das escolas públicas e privadas da região, com o objetivo de oportunizar a esses estudantes uma visita mediada aos campi da Univasf, apresentando-os a infraestrutura em geral, laboratórios, projetos de ensino, além das formas de ingresso e permanência na universidade.