Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Univasf promove curso sobre Redação Científica com palestrante canadense para estudantes de pós-graduação e servidores

publicado: 13/06/2024 13h00 última modificação: 13/06/2024 13h00

A Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (PRPPGI) e a Assessoria de Relações Internacionais (ARI) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) realizam o curso “Principles of Preparing and Publishing Scientific Articles in English”. O curso será ministrado totalmente em inglês pelo professor John Kastelic, chefe do Departamento de Sanidade de Animais de Produção, da Faculdade de Medicina Veterinária da University of Calgary, do Canadá. A formação vai acontecer nos dias 9 e 10 de julho, no Cineteatro, no Campus Sede da Univasf, em Petrolina (PE).  As inscrições estão abertas e podem ser realizadas até o dia 21 de junho.

Poderão se inscrever mestrandos, doutorandos, docentes e técnicos da Univasf. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas através de formulário eletrônico. Os inscritos deverão entregar 1 quilo de alimento não perecível no primeiro dia da formação. Organizado junto aos Programas de Pós-Graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial, Ciência Animal, Ciência dos Materiais e Ciências Veterinárias no Semiárido da Univasf, o curso será a primeira disciplina internacional dos Programas ministrada totalmente por um estrangeiro em língua inglesa e os estudantes de pós-graduação poderão aproveitar a carga horária de 15h.

Além de ter sido editor chefe do periódico Theriogenology por dez anos, o professor Kastelic é pesquisador na área de reprodução animal, com mais de 300 artigos publicados. Durante o curso, ele dará dicas de como escrever e o que deve ser destacado nas principais partes de um artigo científico, bem como título, resumo, introdução, entre outros, para obter êxito na publicação. O palestrante também explicará como deve ser a comunicação com o editor do periódico científico e os revisores do manuscrito, e a importância da escolha da revista e a ética na pesquisa. O seu principal objetivo é destacar a importância da divulgação dos resultados das pesquisas através da publicação de artigos científicos, especialmente, para estudantes de mestrado e doutorado.

Para a pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, Helena Matos, além de estimular o aprendizado de uma língua estrangeira, o curso contribuirá significativamente para o processo de internacionalização da Univasf em nível de pós-graduação e importante para ampliar os conhecimentos dos pós-graduandos e pesquisadores acerca da redação científica. “Com a capacitação de estudantes, docentes e técnicos, espera-se um aumento na quantidade e qualidade da produção científica dos pesquisadores da instituição. A vinda do Professor Kastelic pode abrir novas oportunidades de estágio e cursos para discentes, além de parcerias com pesquisadores da Univasf”, comenta.