Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Univasf promove I Seminário de Ensino das Ciências da Serra da Capivara

Univasf promove I Seminário de Ensino das Ciências da Serra da Capivara

publicado: 24/07/2024 08h45 última modificação: 24/07/2024 08h45

“A Formação de Professores das Ciências no Semiárido Piauiense” é o tema do I Seminário de Ensino das Ciências da Serra da Capivara, promovido pelo Programa de Pós-Graduação Lato Sensu em Ensino das Ciências da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). Destinado a professores, pesquisadores, estudantes e profissionais da educação, o evento tem o objetivo de promover a disseminação do conhecimento científico e a valorização do ensino das ciências a nível estadual e será realizado entre os dias 21 e 24 de agosto de 2024, no Campus Serra da Capivara, em São Raimundo Nonato (PI). As inscrições para participação no Seminário estão abertas e podem ser realizadas até o dia 15 de agosto. Os interessados em submeter trabalhos têm até o dia 9 de agosto para fazer a submissão.

As inscrições devem ser feitas no site do Seminário. É necessário pagar uma taxa de R$ 20,00 para estudantes de graduação e pós-graduação, R$ 30,00 para professores da educação básica e R$ 40,00 para professores do ensino superior. O pagamento deve ser realizado através da chave Pix (83) 98805 9291. Após efetuar o pagamento, o comprovante deverá ser enviado para o e-mail: seminarioensinodasciencias@gmail.com. A submissão de trabalhos deve ser feita através do endereço eletrônico mencionado anteriormente, com o envio do resumo no formato PDF. Podem ser submetidos trabalhos inéditos sobre temas relativos às categorias de Ensino de Química, Ensino de Biologia, Ensino de Física, Ensino de Ciências, Pedagogia e Geologia. O modelo do resumo está disponível neste link. Todos os trabalhos aprovados deverão ser apresentados na forma de pôster no dia 24 de agosto, das 14h às 18h, no local do evento.

O Seminário terá início no dia 21 de agosto, às 19h, com uma conferência de abertura e apresentação cultural. Às 20h, ocorrerá a palestra de abertura: “Panorama do Ensino das Ciências na Educação Brasileira”. No dia 22, das 13h às 17h, acontecerá uma visita didática ao Museu do Homem Americano; e a partir das 19h, haverá a palestra “Jogos e Ludicidade para o Ensino das Ciências na Educação Formal e Não Formal”. A tarde do dia 23 será dedicada à realização de minicursos e, à noite, às 19h, ocorrerá a palestra “Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação no Ensino de Ciências”. No último dia do Seminário, haverá a apresentação de trabalhos durante a tarde. A programação será finalizada à noite com a palestra de encerramento “Formação Continuada de Professores de Ciências” e a premiação dos melhores trabalhos em cada área. A programação completa está disponível no site do evento.

“Nosso foco, no evento, será a discussão sobre a formação de professores das ciências no contexto da educação básica e do ensino superior, que é desenvolvida aqui na região do Semiárido piauiense”, afirma o coordenador do I Seminário de Ensino das Ciências da Serra da Capivara, Thiago Pereira da Silva, docente do Colegiado de Química da Univasf. O professor também destaca que o evento será uma oportunidade para reunir pesquisadores, profissionais da educação e estudantes das áreas de física, biologia, química, ciências da natureza e pedagogia, principalmente das instituições públicas próximas à Serra da Capivara. “Será um espaço que proporcionará a disseminação desses saberes, experiências em contextos educativos formais e não formais, além de divulgar os avanços científicos, educacionais e tecnológicos relacionados às ciências nessa região”, afirma Silva.

Promovido em parceria com os Colegiados de Licenciatura em Química e Ciências da Natureza, do Campus Serra da Capivara, e apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (Fapepi), o Seminário de Ensino das Ciências da Serra da Capivara, que será realizado bianualmente, tem a finalidade de disseminar os avanços científicos, educacionais e tecnológicos relacionados ao ensino das ciências na região, promovendo o debate e a reflexão sobre a construção do conhecimento científico e a formação de professores. Além disso, busca fomentar o interesse e o engajamento dos estudantes na área de Ciências da Natureza.