Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Univasf promove II CIRSQVASF e I Olimpíada Internacional Virtual de Casos Clínicos de Cuidados em Saúde

publicado: 08/11/2021 15h07 última modificação: 08/11/2021 15h07
Júlia R. Mendes

Contribuir para assegurar a dignidade como elemento básico da qualidade de vida dos cidadãos, principalmente em tempos de pandemia, além de ser um espaço para construção de conhecimentos a partir de pesquisas do campo da saúde. Esses são alguns dos objetivos do II Congresso Internacional Interdisciplinar sobre Representações Sociais e sobre Qualidade de Vida do Vale do São Francisco (CIRSQVASF), que acontecerá de 15 a 17 de dezembro. O evento, promovido pelo Grupo de Pesquisa Interdisciplinar sobre Saúde, Educação e Educação Física (Gipeef), da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), terá como parte de sua programação a I Olimpíada Internacional Virtual de Casos Clínicos de Cuidados em Saúde (Olymhealthcare), além de mesas-redondas, oficinas, apresentações de trabalhos, premiações e atividades de intervenção. O congresso está com inscrições abertas para ouvintes e submissão de trabalhos.

Estudantes de graduação, pós-graduação, docentes, profissionais e sociedade em geral podem se inscrever pelo site do evento. As orientações para acompanhar a transmissão serão divulgadas posteriormente. As inscrições têm um custo, que após o dia 18 de novembro será reajustado. Para estudantes de graduação dos institutos e universidades organizadoras o valor é de R$ 98,00. Estudantes de graduação de outras instituições pagam R$ 130,00. Já para discentes de pós-graduação (mestrado e doutorado), a taxa é de R$ 228,00. Docentes e profissionais dos institutos e universidades organizadores pagam R$ 260,00 e para o público geral o valor é de R$ 325,00. Para participar da Olymhealthcare, sejam equipes independentes ou equipes representantes de Instituições de Ensino Superior (IES), devem realizar o pagamento de R$ 195,00.

Os resumos que serão submetidos devem atender a uma das quatro áreas temáticas, sendo elas “Representações Sociais na Contemporaneidade”, “Qualidade de Vida e Saúde em uma Perspectiva Interdisciplinar”, “Atividade Física, Desporto e Saúde em sua Relação com o Covid-19” e “Saúde Mental de Diversas Populações em Tempos de Pandemia”, seguindo o modelo disponibilizado no site. Estes podem ser enviados até 18 de novembro para avaliação. Os melhores trabalhos e equipes irão receber certificados de menção honrosa, brindes, cursos, livros, além de prêmios financeiros, a depender da colocação.

Programação – As atividades realizadas pelo evento irão contar com a participação de convidados nacionais e internacionais. Ao todo, durante os três dias de congresso, serão realizadas 14 mesas redondas, uma oficina, dois momentos de apresentação de trabalhos, uma atividade de promoção à saúde e uma atividade cultural, com a Orquestra Sinfônica Coral, da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), além das três etapas da Olymhealthcare.

Entre as temáticas que serão discutidas estão “Vivência da Sexualidade do Casal no Ciclo Gravídico Puerperal”, “Desafios na Qualidade de Vida do Idoso com Doença Oncológica e Família” e “Importância da Divulgação Científica em Saúde e Suas Implicações na Qualidade de Vida da População”. A programação completa pode ser acessada no site.

Segundo o coordenador do Gipeef e presidente do evento, Ramon Missias-Moreira, as olimpíadas foram inseridas na programação como estratégia educacional, proporcionando aos discentes a oportunidade de aprender, demonstrar conhecimentos e habilidades. “Ainda há a intenção de possibilitar aos discentes a experiência vivenciada na competição entre equipes e, ao mesmo tempo, o desenvolvimento docente de cursos da área da saúde, no acompanhamento da elaboração dos casos clínicos, da sua aplicação e avaliação”, destaca.

O II CIRQVASF e a I Olymhealthcare acontece com o apoio de mais de 30 universidades do Brasil, Portugal e Espanha. Mais informações podem ser encontradas no site do evento.