Notícias
Univasf promove II Feira de Ciências e Tecnologia no Colégio Estadual Rui Barbosa
Para abordar e ressignificar os conceitos de Física, Matemática e Química para estudantes da educação básica, a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) realizará a II Feira de Ciências e Tecnologia. O evento acontecerá nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro, no Colégio Estadual (CIEB) Rui Barbosa, localizado próximo ao Campus Juazeiro da Univasf. A II Feira de Ciências e Tecnologia é destinada a estudantes e professores do ensino fundamental II e médio e aberta a toda a comunidade. A entrada é gratuita.
Atividade extensionista que pretende, de forma lúdica e atrativa, estreitar as relações entre universidade e escola, a feira é uma iniciativa do Grupo de Pesquisa em Eletrofiação e Aplicações em Nanotecnologia (GPEANano) da Univasf, coordenado pelo professor Evando Santos Araújo, do Colegiado de Engenharia Agronômica (Ceagro). Diversas atividades serão realizadas nos dois dias da feira, como oficinas, palestras, minicursos e apresentações de experimentos e projetos desenvolvidos na Univasf, com ações específicas para os estudantes e para os professores da rede básica de ensino.
No primeiro dia, a programação terá início às 14h, com a realização de palestra e oficina para professores de escolas da rede básica. A primeira atividade será a palestra "O Professor-Pesquisador", que será ministrada pela professora do Instituto Federal da Bahia (IFBA) Rafaelle Souza. Para participar é necessário inscrição prévia por meio de formulário on-line neste link. Em seguida, haverá a oficina "Confecção de foguetes de garrafa pet para competições Escolares", com a participação do professor Paulo Vicente Moreira, do IFBA. A inscrição para esta ação também deve ser feita com antecedência, por meio deste link.
Também será realizada na quinta-feira a Mostra de Matemática e Competições Matemáticas para estudantes do ensino médio, que apresentará experimentos lúdicos de baixo custo. “Os alunos terão a oportunidade de observar telas artísticas feitas com padrões matemáticos, manusear, testar, experimentar e jogar”, conta o professor.
As atividades do segundo dia (1º) ocorrerão das 8h às 11h da manhã, no pátio da escola. A Feira de Ciências terá apresentações de experimentos de Física, Química e Matemática. Os participantes também poderão ver as demonstrações de carros off road, carros de competição do tipo fórmula, simulador de voo, impressão 3D aplicada à produção de dispositivos biomédicos, tecnologias na construção civil, blocos de construção do tipo Lego, entre outros projetos.
Segundo o professor Evando Araújo, nesta edição o principal objetivo é popularizar as pesquisas desenvolvidas na Universidade para estudantes e professores do ensino básico local, proporcionando também aos estudantes de graduação e pós-graduação da Univasf a oportunidade de apresentar os resultados de suas pesquisas científicas e tecnológicas desenvolvidas na Instituição. “O intuito do evento é fazer com que os estudantes do ensino básico percebam que muitos assuntos de matemática, física, química que eles veem em sala de aula estão diretamente relacionados com os experimentos e produtos tecnológicos apresentados. É fazer com que se sintam empolgados com as descobertas e quem sabe despertar neles a vontade de fazer um curso de Exatas”, destaca Araújo.
A primeira edição da Feira de Ciências e Tecnologia foi realizada em 2022 em parceria com o Instituto Federal da Bahia (IFBA), ainda de forma experimental. Esta segunda edição consolida o evento, que conta com apoio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da Univasf, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb) e do Governo do Estado da Bahia. Mais informações sobre a II Feira de Ciências e Tecnologia da Univasf estão disponíveis no Instagram.