Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Univasf promove II Mostra de Integração e Conhecimento da Biologia

Notícias

Univasf promove II Mostra de Integração e Conhecimento da Biologia

publicado: 09/07/2021 13h33 última modificação: 09/07/2021 13h33
Júlia R. Mendes

Com o objetivo de discutir o impacto da pandemia na ciência e educação, a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), por meio do Colegiado de Ciências Biológicas, realiza a II Mostra de Integração e Conhecimento da Biologia (MICBio). O evento, que tem como tema “Ciência e Educação em Tempos de Pandemia”, será realizado no período de 27 a 29 de julho de forma on-line, pelo canal da MICBio no Youtube e Google Meet. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até o dia 26 de julho, por qualquer pessoa que tenha interesse em participar. 

Os interessados podem se inscrever através do site do evento de forma gratuita. O link da transmissão será enviado aos e-mails dos participantes inscritos. A programação da mostra conta com palestras, mesas-redondas e minicursos que serão ministrados por pesquisadores e professores de diferentes Universidades Federais e Faculdades particulares do Brasil. Durante os três dias, os 12 palestrantes irão discutir o que é ciência e como exercê-la corretamente, principalmente tendo em vista a disseminação das fake news como ferramenta para descredibilizar as evidencias científicas.  

Amaro Antônio é estudante do curso de Ciências Biológicas e presidente da Comissão Organizadora do II MICBio, e conta que o evento surgiu como uma iniciativa, pensada por ele e alguns amigos, para debater a importância da divulgação científica durante a pandemia. “Em conversa com a coordenadora do evento, decidimos ampliar o tema abordado e trabalhar a questão da ciência e educação durante a pandemia”, pontua. 

Além disso, o discente diz que o evento visa levar informações científicas confiáveis sobre ciência durante a pandemia e tratar os efeitos que a pandemia causou no ensino brasileiro. “Muitas pessoas acham que os educadores não dão aulas porque não querem, mas existem várias limitações para realização do ensino remoto no Brasil”, conclui. 

A programação completa está disponível no site do evento. A II MICBio irá emitir certificado de 12 horas para os participantes inscritos que tiverem presença em, pelo menos, nove horas das atividades distribuídas entre palestras e mesas-redondas. Os certificados dos minicursos são a parte e as vagas são limitadas. Formulários on-line serão disponibilizados a cada atividade, durante a transmissão, para que os participantes preencham com suas informações e confirmem presença.