Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Univasf promove III Seminário sobre Educação Física no Ensino Infantil e I Jornada Internacional sobre Didática na Educação Infantil

publicado: 21/06/2022 17h06 última modificação: 21/06/2022 17h06
Júlia R. Mendes

Criar um espaço para reflexão, discussão e construção de conhecimentos interdisciplinares sobre a Educação Física no contexto da Educação Infantil. Este é o objetivo principal do III Seminário sobre Educação Física no Ensino Infantil (Sefei) e da I Jornada Internacional sobre Didática na Educação Infantil (Jidei), que acontecerão virtualmente em 25 de agosto. Os eventos, que serão realizados simultaneamente, são promovidos pelo Grupo de Pesquisa Interdisciplinar sobre Saúde, Educação e Educação Física (Gipeef) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) e contará com palestras, mesa-redonda e apresentações de trabalhos. As inscrições já estão abertas para ouvintes e submissão de trabalhos.

Docentes, estudantes de graduação e pós-graduação, profissionais da área e pessoas interessadas na área podem se inscrever no site. As inscrições têm um custo, que será reajustado após os prazos informados no site. Para estudantes de graduação o valor é de R$ 40,00. Já para discentes de pós-graduação a taxa é de R$ 50,00. Para o público geral o valor é de R$ 60,00 e para membros da comissão organizadora a taxa é de R$ 20,00. No site também estão disponíveis inscrições para grupos de estudantes e profissionais. As orientações para acompanhar a transmissão serão divulgadas posteriormente.

Os resumos devem ser submetidos no site até 3 de agosto, atendendo a um dos três eixos temáticos: Didática Geral na Educação Infantil; Educação Física no Ensino Infantil; e Didática da Educação Física Infantil. Todas as orientações para a produção dos trabalhos podem ser encontradas no site. Os três melhores trabalhos na classificação geral receberão prêmios em dinheiro e os três melhores de cada eixo temático receberão menção honrosa.

A programação terá início às 8h15 e contará com 16 profissionais, que irão realizar palestras e uma mesa-redonda sobre o tema “No chão da escola: desafios nas aulas de educação física escolar na educação infantil”. Entre os temas das palestras estão “Didática da Educação Física Cultural na Educação Infantil”, “Pedagogias Descolonizadoras na Construção das Culturas Infantis: território e brincadeira” e “Imagens, narrativas e currículo na Educação Física Infantil”.

O III Sefei e I Jidei acontecem com o apoio da Associação Cultural de Amaralina (ACNA), Núcleo de Aprendizagens com as Infâncias e seus Fazeres (Naif) e outras universidades do Brasil e da Espanha. Mais informações podem ser encontradas no site do evento.