Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Univasf promove amanhã (21) palestra sobre Comunidades Tradicionais de Fundo de Pasto

publicado: 20/11/2019 13h49 última modificação: 21/11/2019 08h12
Beatriz Granja

Acontece, amanhã (21), a palestra “Modo de Vida e Manejo Sustentável em Comunidades Tradicionais de Fundo de Pasto do Norte da Bahia”, promovida pelo Diretório Acadêmico de Ciências Biológicas (DACBio) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). O evento será realizado a partir das 9h, no auditório do Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna Caatinga), no Campus Ciências Agrárias (CCA) da Univasf, em Petrolina (PE). A palestra é gratuita e aberta para toda a comunidade.

A iniciativa tem como objetivo promover espaços de discussão com pesquisadores e representantes de comunidades tradicionais de fundo de pasto da região e contribuir com a formação acadêmica dos estudantes. A palestra será mediada pela mestra em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente, Maria Aparecida Conceição Nunes; e pela egressa do Mestrado em Extensão Rural da Univasf, Aline Lopes.

De acordo com o estudante do curso de Ciências Biológicas e um dos organizadores do evento, Vladimir de Sales, a palestra é importante para a valorização do conhecimento regional. “Acreditamos que a temática é relevante para uma formação acadêmica humanizada e consciente das realidades regionais, valorizando os conhecimentos tradicionais tanto quanto os saberes obtidos na academia”, conta Vladimir.

Segundo a palestrante Aline Lopes, trazer estas discussões para a universidade é dar visibilidade para os problemas enfrentados pelas comunidades de fundo de pasto. “Mesmo estando presente em todos os municípios do território do Sertão do São Francisco, as comunidades tradicionais de fundo de pasto e suas demandas ainda são pouco discutidas na academia”, finaliza Aline.