Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Univasf promove Mostra do Programa Residência Pedagógica em Senhor do Bonfim (BA)

publicado: 24/01/2020 11h05 última modificação: 24/01/2020 11h05
Layla Shasta

Com o objetivo de divulgar ações realizadas pelos discentes de Ciências da Natureza do Campus Senhor do Bonfim (BA), da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), será realizada a “Mostra do Programa Residência Pedagógica: subprojeto Ciências”. O evento visa compartilhar com a comunidade os resultados obtidos pelos estudantes que desenvolveram atividades do Programa de Residência Pedagógica em escolas municipais da região. A mostra acontecerá no dia 29 de janeiro, das 14h às 22h, no auditório da Univasf, no Campus Senhor do Bonfim. A entrada é gratuita e não necessita de inscrição prévia.

A programação da mostra, promovida pelo Colegiado de Ciências da Natureza, conta com apresentações de trabalhos no formato oral, além de exposição de banners e modelos didáticos. Os estudantes da Univasf realizaram, durante 15 meses, atividades de alfabetização científica em escolas da educação básica municipal de Senhor do Bonfim e Campo Formoso (BA). Após a imersão nas instituições, o Programa de Residência Pedagógica encerra as atividades apresentando à sociedade produtos como diagnósticos sobre ensino e aprendizagem escolar, as metodologias utilizadas nas escolas-campo atendidas e relatos de experiência dos universitários.

Segundo o professor do Colegiado de Ciências da Natureza, Anderson Vilas Boas a socialização das atividades é um momento importante por ser uma forma de prestar contas à comunidade. Além disso, ele afirma que a intenção do evento é, também, estimular o desenvolvimento de atividades inovadoras no âmbito escolar. “A ideia é que aqueles que estiverem presentes possam se sentir incentivados a fazer trabalhos semelhantes, afinal, o Programa incentiva o uso de diferentes metodologias e abordagens em sala de aula”, diz.

O Programa de Residência Pedagógica integra a Política Nacional de Formação de Professores e conta com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O programa visa aperfeiçoar a formação dos discentes de cursos de licenciatura através do desenvolvimentos de ações que permitem ao licenciando o exercício da prática docente relacionando-a com a teoria estudada em sala de aula.