Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Univasf promoverá em julho I Simpósio Multidisciplinar em Saúde do Vale do São Francisco

publicado: 20/06/2017 15h54 última modificação: 20/06/2017 15h54
Mônica Santos
I Simpósio Multidisciplinar em Saúde discutirá a importância do trabalho multiprofissional no cuidado dos pacientes

Com a temática “Realidades e desafios para garantia da segurança do paciente”, será realizado, de 7 a 9 de julho, o I Simpósio Multidisciplinar em Saúde do Vale do São Francisco (ISMS do Vale), que acontecerá na Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). As inscrições estão abertas e podem ser feitas até 6 de julho. As atividades do ISMS do Vale serão realizadas no Campus Sede, em Petrolina, e no Campus Juazeiro. O evento é promovido pela turma do 8º período do curso de Farmácia e conta com apoio dos Conselhos Regionais de Farmácia da Bahia e de Pernambuco.

As inscrições podem ser feitas presencialmente no Centro de Informações sobre Medicamentos (CIM), localizado no primeiro andar do bloco de Laboratórios do Campus Sede, e também no site do evento. Os valores de inscrição variam entre R$ 45,00 e R$ 85,00, para estudantes e profissionais. Cada inscrição dá direito à submissão de um trabalho em uma modalidade, seja em forma de pôster ou apresentação oral, porém não há limite para participação como coautor. As categorias são: Pesquisa científica e/ou inovação tecnológica, Extensão na área de saúde, Ensino voltado para saúde, Relato de experiência e Revisão sistemática da literatura, todos voltados para a área da saúde. Para se inscrever é preciso mandar um resumo com até 500 palavras, em formato Word ou PDF, para o e-mail smstrabalhos@gmail.com. O prazo para envio dos resumos termina neste sábado (24).

A abertura do evento, que acontecerá às 18h do dia 7 de julho, será no Complexo Multieventos, Campus Juazeiro. Já as oficinas, minicursos e apresentações de trabalhos, que serão nos dia 8 e 9, acontecerão nas salas de aula e nos laboratórios do Campus Sede, em Petrolina. A programação inclui temáticas variadas dentro da área da saúde, como práticas integrativas, saúde da mulher, articulação entre saúde e educação, comunicação corporal, entre outras.

O intuito do ISMS é apresentar aos estudantes e profissionais a importância do trabalho multiprofissional no cuidado dos pacientes e, com isto, mobilizar e fortalecer a comunicação e o trabalho em equipe das diversas profissões que atuam dentro da área da saúde. De acordo com o professor Daniel Tenório, coordenador do evento, o objetivo do simpósio é tratar da multiprofissionalidade dentro da área da saúde, trazendo temas variados, mas que se complementam. “A multidisciplinaridade é muito importante, porque o trabalho na saúde é feito em equipe, com uma área complementando a outra. Por isso, o simpósio traz minicursos variados, mas que refletem a correlação e a interdependência das diversas áreas”, afirma.

O evento conta também com o apoio do Hospital Universitário (HU-Univasf), dos colegiados dos cursos de saúde da Univasf e da Universidade de Pernambuco (UPE). Mais informações, como a programação completa e as normas para submissão de trabalhos, podem ser encontradas no site do simpósio.