Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Univasf propõe criação do curso de Tecnólogo de Logística em Transporte para caminhoneiros

publicado: 29/06/2020 18h36 última modificação: 29/06/2020 18h36
Renata Freitas

Univasf e Abrava assinaram protocolo de intenções de parceria para criação do curso.

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) apresentou à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) uma proposta de criação do curso de Tecnólogo de Logística em Transporte, primeira graduação do Brasil direcionada para caminhoneiros. O curso deverá ser ofertado por meio da Secretaria de Educação a Distância (Sead) da Univasf em parceria com a Associação Nacional dos Condutores de Veículos Automotores (Abrava) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF). O reitor pro tempore da Univasf, Paulo César Fagundes Neves e o presidente da Abrava, Wallace Landim Chorão, assinaram na manhã de hoje (29) o protocolo de intenções da parceria.

A proposta de criação do novo curso foi elaborada pelo pró-reitor de Ensino, Manoel Messias, e pela secretária de Educação a Distância, Ana Emília de Melo Queiroz. O curso deverá ter dois anos de duração e conteúdo voltado especificamente à atuação dos profissionais que trabalham como caminhoneiros em todo o país. “Matemática, educação financeira, legislação e saúde do trabalho são alguns conteúdos que serão estudados durante o curso”, diz Messias. Ele informa que a proposta de criação do novo curso será enviada para discussão e apreciação do Conselho Universitário (Conuni).

O pró-reitor explica que, conforme o Projeto Pedagógico do Curso (PPC), a graduação terá as ações presenciais realizadas nos Pontos de Parada e Descanso existentes nas rodovias onde houver esse tipo de serviço, alternativamente nas salas de treinamento da Polícia Federal, onde já há aulas presenciais, e em cinco Unidades de Ensino Móveis (UEM), disponibilizadas por parceiros em carretas adaptadas e que viajarão pelas rodovias federais brasileiras, disponibilizando acesso aos laboratórios móveis.

A criação de um curso de graduação específico para a categoria surgiu após o movimento de paralisação das atividades dos caminhoneiros, em 2018. “Nós percebemos que é necessário investir em educação dos profissionais que trabalham como caminhoneiros para fortalecer a categoria e melhorar a autoestima desses trabalhadores”, conta Wallace Landim Chorão, presidente da Abrava e integrante da Frente Parlamentar dos Caminhoneiros Autônomos e Seletistas.

Chorão, como é mais conhecido, já havia levado o pleito ao Ministério da Educação (MEC) e num encontro recente com o reitor Paulo Fagundes apresentou a ideia e as necessidades de qualificação da categoria. “A Univasf está nos ajudando a tornar o curso uma realidade e a irá contribuir para a valorização da profissão de caminhoneiro, uma área em que a atuação geralmente passa de uma geração para outra e muitos profissionais não têm oportunidade de estudar”, afirma. Para ele, a formação superior poderá contribuir, inclusive, para reduzir os índices de mortes de caminhoneiros nas estradas.

Messias informa que amanhã (30), será realizada a primeira reunião administrativa com as equipes técnicas da Capes e da Univasf visando à operacionalização do curso. A expectativa é que o curso comece a funcionar em 2021. “O novo curso será muito importante para os caminhoneiros e para a Univasf, pois é nosso papel enquanto universidade pública expandir a educação a todos os públicos”, frisa.

registrado em: , , ,