Notícias
Univasf reabre inscrições para o Programa de Incentivo Acadêmico
A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), por meio da Pró-Reitoria de Ensino (Proen), reabriu as inscrições para o Programa Institucional de Bolsas de Incentivo Acadêmico (BIA). A seleção é destinada para estudantes ingressantes dos cursos de graduação da instituição no semestre 2026.1. As inscrições podem ser realizadas até o dia 5 de abril, por meio do Sistema de Processos Seletivos (PS).
No momento da inscrição, os candidatos deverão escolher até três projetos de interesse, por ordem de preferência, e anexar documentos como RG, CPF, ficha de inscrição, comprovante de nota do Enem 2025, carta de motivação, histórico escolar do ensino médio, certificado de conclusão, declaração de primeiro ingresso em curso de graduação e comprovante de matrícula.
As vagas estão distribuídas em projetos vinculados aos eixos “Saúde no Semiárido”, “Energia no Semiárido”, “Políticas Sociais no Semiárido”, “Água e Ambiente”, “Alimentos no Semiárido” e “Patrimônio artístico-cultural e histórico no semiárido”. Há oportunidades para seis voluntários e um bolsista destinadas a estudantes de diferentes cursos, entre eles Engenharia Elétrica, Engenharia da Computação, Educação Física, Medicina, Gestão Ambiental, Ciência da Computação, Arqueologia, Ecologia e Geologia.
Podem concorrer estudantes que tenham cursado integralmente o ensino médio em escola pública, estejam matriculados no primeiro semestre de um curso de graduação da Univasf e tenham ingressado por meio do Processo Seletivo para Ingresso nos Cursos de Graduação Presenciais (PS-ICG) 2026. Também é necessário não possuir vínculo empregatício, não acumular outra bolsa e não ter sido contemplado anteriormente pelo programa.
A seleção dos estudantes será feita com base na nota obtida no Enem, utilizada no PS-ICG 2026, além da compatibilidade entre o perfil acadêmico do candidato e o projeto escolhido. A relação de estudantes inscritos será divulgada no dia 6 de abril e a alocação nos projetos ocorrerá a partir do dia 7 de abril, no Sistema PS.
O BIA tem como objetivo integrar os estudantes ingressantes em atividades de pesquisa e extensão desde o início da graduação, estimulando a aplicação do conhecimento científico em ações voltadas à convivência com o semiárido e ao desenvolvimento regional. Mais informações sobre a chamada pública, documentação exigida e projetos disponíveis podem ser consultadas no edital, disponível no PS.
