Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Univasf realiza 2ª Semana de Geografia no Campus Senhor do Bonfim

Univasf realiza 2ª Semana de Geografia no Campus Senhor do Bonfim

publicado: 01/08/2024 11h29 última modificação: 01/08/2024 11h29

Para comemorar o 9º aniversário do curso de Geografia da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) e divulgar informações e resultados científicos alcançados pelo colegiado ao longo dos anos, será realizada a 2ª Semana de Geografia da Univasf. O evento, que ocorrerá de 18 a 21 de setembro no Campus Senhor do Bonfim, tem como tema “Mudanças Globais e os Desafios Locais: o papel da Geografia na composição de resiliências em perspectiva multiescalar”. As inscrições para participação são gratuitas e estarão abertas até o dia 18 de setembro. Os interessados em submeter trabalhos científicos têm até o dia 15 de agosto para realizar a submissão.

As inscrições para ouvintes e para participar dos minicursos devem ser realizadas pelo link disponibilizado no site da 2ª Semana de Geografia. A submissão de trabalhos deve ser feita através do preenchimento de formulário eletrônico. São aceitos resumos de contribuições, atividades, estudos, pesquisas (PIBIC, PIVIC, PIBID, RP, PIBEX, Estágios etc.), relacionadas aos seguintes eixos: Educação e Ensino, Natureza e Sociedade e Capital, Trabalho e Conflitos. Todas as normas para submissão podem ser encontradas no site.

A programação da segunda edição da Semana de Geografia será composta por mesas temáticas, minicursos, apresentações de trabalhos e outras atividades. A mesa de abertura, que ocorrerá das 19h às 21h do dia 18 de setembro, discutirá o tema “Desafios da Educação Contextualizada Frente às Reformas Educacionais”. No dia 19, haverá as apresentações dos trabalhos selecionados, das 14h às 18h, e a mesa “Espaços Urbanos e Rurais no Contexto dos Novos Arranjos das Relações de Trabalho”, das 19h às 21h. Os minicursos serão realizados das 14h às 18h do dia 20. Também neste dia, a partir das 19h, haverá a mesa de encerramento com o tema “Mudanças Climáticas Globais e Resiliências Climáticas”. Por fim, no dia 21, será realizado o trabalho de campo “Dinâmica da Paisagem no Semiárido Brasileiro”.

O coordenador do Colegiado de Geografia (CGeo) e da 2ª Semana de Geografia, Daniel Vieira de Sousa, destaca que o evento proporcionará aos estudantes, principalmente àqueles que não têm a oportunidade de viajar para participar de eventos científicos, a chance de participar de uma programação composta por pesquisadores renomados, que discutirá um tema importante para compreender as questões regionais em relação às mudanças globais. “A ciência geográfica desempenha um papel crucial na compreensão das mudanças globais, como as transformações climáticas, o trabalho e o capital. No contexto do semiárido, discutir essas questões é fundamental para enfrentar os desafios locais, como a escassez de recursos hídricos e a adaptação às condições áridas. A geografia oferece insights valiosos para a sustentabilidade e o desenvolvimento nessa região”, ressalta o docente.