Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Univasf realiza amanhã (25) nova edição do Canteiro de Antropologia

Univasf realiza amanhã (25) nova edição do Canteiro de Antropologia

publicado: 24/08/2022 12h09 última modificação: 24/08/2022 12h09
Júlia R. Mendes

“A timorização do passado: nação, imaginação e produção da história em Timor-Leste” é o título da próxima edição do projeto Canteiro de Antropologia, realizado pelo Colegiado de Antropologia (CANT) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). A palestra acontecerá nesta quinta-feira (25), a partir das 9h30, no auditório do Campus Serra da Capivara da Univasf. O evento é gratuito e aberto a toda a comunidade.

O convidado desta edição é o professor Daniel De Lucca Reis Costa, do Instituto de Humanidades e Letras (IHL), da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), e do Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Estudos Étnicos e Africanos, do Centro de Estudos Afro-Orientais (CEAO), da Universidade Federal da Bahia (UFBA). No ano passado, ele lançou um livro que leva o mesmo título da palestra. A obra é uma investigação sobre a imaginação histórica e o poder em Timor-Leste, um país na Ásia, e aborda problemas ligados à nação e ao nacionalismo.

O Canteiro de Antropologia é um projeto do CANT que surgiu em 2017 com o objetivo de promover o intercâmbio de saberes entre pesquisadores de várias instituições com o corpo discente e docente do curso de Antropologia. O projeto já abordou temas como “John Locke e a Antropologia”; “Diálogos entre a estética e a sociologia: pensando modelos de críticas do gosto” e “Memórias e encantados: histórias do sertão”.