Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Univasf realiza defesa de memorial para promoção de professora de Zootecnia à classe de Titular

Notícias

Univasf realiza defesa de memorial para promoção de professora de Zootecnia à classe de Titular

publicado: 29/07/2025 11h39 última modificação: 29/07/2025 11h40

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), por meio da Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD), realizará, na próxima segunda-feira (4), a sessão pública de defesa para promoção funcional da professora Elenice Andrade Moraes, do Colegiado de Zootecnia (CZoo), à classe de Professora Titular. A Defesa de Memorial Acadêmico ocorrerá de forma remota, com transmissão ao vivo pelo canal da CPPD no YouTube, a partir das 9h30.

A comissão especial de avaliação será composta pelos docentes Luis David Solis Murgas, da Universidade Federal de Lavras (UFLA); Adriana Evangelista-Rodrigues, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB); e Roberta Gomes Marçal Vieira Vaz, da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT). As suplentes serão as professoras Eva Mônica Sarmento da Silva, da Univasf, e Paola Pereira das Neves Snoeck, da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC).

A classe de Professor Titular ocupa o topo da carreira de professor do Magistério Superior, que é estruturada nas classes A, B, C e D, conforme determina a Lei Nº 12.772/2012 e suas alterações, a mais recente a MP Nº 1.286/2024. As classes recebem as seguintes denominações: Classe A - professor Assistente, com nível único, inclui os docentes que estão no estágio probatório; Classe B - professor Adjunto, com quatro níveis; Classe C - professor Associado, também com quatro níveis, é exclusiva para os docentes com doutorado; e Classe D - professor Titular, com nível único.

Na Univasf, a promoção à classe D - Professor Titular é regulamentada pela Resolução Nº 4/2024, do Conselho Universitário (Conuni), que estabelece os critérios de avaliação do desempenho funcional dos docentes. Conforme a normativa, para obter a progressão é necessário que o docente possua o título de doutor, seja aprovado em processo de avaliação de desempenho funcional, tenha aprovação em defesa de Memorial ou defesa de tese acadêmica inédita. Todas as etapas e normativas referentes ao processo de promoção à classe de Professor Titular estão dispostas no site da CPPD.