Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Univasf realiza evento sobre “Agronegócio Digital: Desafios e oportunidades no setor da fruticultura”

publicado: 01/06/2021 16h51 última modificação: 01/06/2021 17h07
Júlia R. Mendes

Com o objetivo de mobilizar os agentes de inovação no setor da fruticultura e promover o debate sobre o desenvolvimento da área, a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) realizará nesta quarta-feira (2) o evento “Agronegócio Digital: Desafios e oportunidades no setor da fruticultura”. Realizado em parceria com diversas instituições da região e direcionado aos estudantes, professores, produtores rurais, empreendedores e instituições de apoio ao agronegócio da região, o evento será transmitido pelo canal da TV Caatinga, no YouTube, às 19h.

Os palestrantes convidados são Guilherme Coelho, presidente da Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frutas e Derivados; Rafael Medeiros, diretor Executivo do Centro de Empreendedorismo da Amazônia; Lúcio Jorge, pesquisador da Embrapa Instrumentação; e Victor Ferreira, analista do Núcleo de Agronegócios da Unidade de Competitividade do Sebrae Nacional. Eles irão falar sobre o cenário das exportações de frutas, novos desafios da fruticultura, desafios e oportunidades no uso das tecnologias digitais no campo, tecnologia e inovação na base da cadeia produtiva, além de tecnologias e serviços para a fruticultura.

São parceiras da Univasf nesta iniciativa as seguintes instituições: Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape), Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE), Embrapa Semiárido, Codevasf, Valexport, Abrafrutas, Senar, Sebrae Petrolina e Juazeiro, Distrito de Irrigação Nilo Coelho (Dinc), Sindicato dos Produtores Rurais de Petrolina e também de Juazeiro e Otimize. A parceria visa estimular o desenvolvimento do ecossistema de inovação no setor da fruticultura na região do Vale do São Francisco.

O evento marca o início das atividades do Lócus de Inovação na Fruticultura, projeto coordenado pelo professor do Colegiado de Administração da Univasf Valdner Ramos, que será o mediador do debate. Após as palestras, haverá a formalização de um acordo de cooperação para a criação do Lócus de Inovação na Fruticultura, um consórcio que reunirá instituições da região com o objetivo de estimular o desenvolvimento do ecossistema de inovação no setor da fruticultura.

Ramos ressalta que o agronegócio passa por uma grande transformação digital, resultado das ferramentas da indústria 4.0, um movimento de transformação digital, tecnológica e industrial que teve origem na Alemanha. “A criação do Lócus de Inovação tem o objetivo de contribuir, promover e apoiar ações de fomento do ecossistema de inovação da fruticultura, na região do Vale do São Francisco, por meio do Fruit Growing Innovation Lab. Além de planejar, apoiar e fomentar a implantação de infraestrutura de cooperação, difusão e transferência de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I), tendo por base o Agronegócio 4.0 (Agricultura Inteligente)”, afirma o docente, que também integra o quadro do Mestrado Profissional em Dinâmicas de Desenvolvimento do Semiárido (PPGDiDes).