Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Univasf realiza I Webinar: Agro Sustentável nesta quinta-feira (29)

Univasf realiza I Webinar: Agro Sustentável nesta quinta-feira (29)

publicado: 27/04/2021 10h35 última modificação: 27/04/2021 10h35
Renata Freitas

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), por meio da Assessoria para o Desenvolvimento do Setor Produtivo do Campus Ciências Agrárias (CCA), realizará nesta quinta-feira (29) o I Webinar Agro Sustentável. O evento terá como tema “Inovações na produção: Utilização de biológicos para fins agropecuários” e será realizado a partir das 19h30, pelo canal da TV Caatinga no YouTube. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia do evento.

O webinar é direcionado a toda a comunidade acadêmica e externa, especialmente a produtores rurais, agricultores e empresas da área. Os interessados devem se inscrever por meio de formulário on-line. Haverá emissão de certificado para os participantes que se inscreverem por meio do formulário eletrônico e confirmarem a presença durante o evento.

A programação do webinar ocorrerá em quatro momentos. A abertura será realizada pelo diretor de Desenvolvimento do Setor Produtivo do CCA, Anderson Miranda de Souza. A primeira palestra do evento será proferida pelo professor do Colegiado de Zootecnia da Univasf Mateus Matiuzzi da Costa, que falará sobre o tema “Simbióticos na aquicultura: importante alternativa aos antimicrobianos”. Em seguida, o consultor técnico João Lucas Oliveira Rocha abordará a temática “Novas tecnologias associadas ao cultivo de camarões marinhos no semiárido”. E para encerrar a primeira edição do webinar, o empreendedor Isac Pereira Soares Martins falará sobre “Produção de microrganismos pra uso próprio: Usos e perspectivas”.

“O objetivo do evento é levar para toda a comunidade acadêmica e externa o uso de biológicos para fins agrícolas e agropecuário em biomassa com baixo custo e ganhos ambientais, possibilitando a viabilidade de sistemas de produção, além, de apresentar alternativas para produção de camarão marinho em nossa região”, destaca Anderson Miranda de Souza, coordenador da ação. Durante o webinar, serão apresentadas outras possibilidades de uso de biológicos, a exemplo da produção de carcinicultura marinha em sistemas de bioflocos em água doce.

Souza ressalta que o I Webinar Agro Sustentável acontece num momento em que o agronegócio e o Brasil direcionam as atenções para o uso de práticas e insumos agrícolas mais sustentáveis, com base no Programa Nacional de Bioinsumos, instituído pelo Decreto Nº 10.375/2020, no âmbito do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) . Esta é a primeira edição do webinar, que deverá acontecer a cada três meses para tratar de outras temáticas.