Notícias
Univasf realiza III Jornada de Psicologia Jurídica com debates sobre direitos fundamentais e justiça social

Para discutir temáticas relacionadas aos direitos humanos, à justiça social, à interdisciplinaridade e aos desafios da atuação do psicólogo no sistema de Justiça, será realizada a III Jornada de Psicologia Jurídica da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) nesta quinta (23) e sexta-feira (24), em Petrolina (PE). Promovido pela Liga Acadêmica de Psicologia Jurídica (Lapju), o evento chega à sua terceira edição com o tema “Garantia de Direitos Fundamentais e Produção de Cuidado”. A programação contará com atividades presenciais e on-line e reunirá estudantes, professores e profissionais das áreas de Psicologia, Direito e Serviço Social.
As inscrições para participação podem ser feitas até o último dia do evento no site da Jornada. É necessário pagar uma taxa no valor de R$ 15, 00. A programação contará com conferências, minicursos e vivências que visam ampliar o conhecimento técnico-científico e oferecer uma experiência formativa crítica, reflexiva e conectada às demandas contemporâneas da sociedade. Além das atividades presenciais, a Jornada também terá propostas online, fortalecendo o diálogo entre diferentes públicos e instituições.
No dia 23 de outubro, a programação da III Jornada de Psicologia Jurídica será realizada no auditório da biblioteca do Campus Sede da Univasf e terá início às 19h, com a conferência de abertura “Modos de subjetivação e garantia de direitos fundamentais: aproximações entre Psicologia e Justiça”. A palestra será ministrada pela advogada especialista em Direito Constitucional Mariana Eva Souza Dias e pelo pós-doutorando em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Phablo Freire.
Na sequência, serão oferecidos dois minicursos. Das 20h às 20h40, a psicóloga e egressa da Univasf Ailma Barros conduzirá o minicurso “Prevenção da violência sexual de crianças e adolescentes”. Logo após, das 20h40 às 21h30, Jhennifer Alencar, psicóloga mediadora da Defensoria Pública de Juazeiro, ministrará o minicurso “Mediação e Acordos Extrajudiciais em Psicologia Jurídica: guarda, alimentos e convivência”.
No dia 24 de outubro, as atividades terão início no Parque Municipal Josepha Coelho, das 15h às 17h, com a vivência “Psicologia e Direito Climático: Diálogos em Movimento”, conduzida pela assistente social Karina Leonardo e pela psicóloga e egressa da Univasf Marianna Almeida. O evento será encerrado com a conferência “Justiça e Sofrimento Psíquico: a Psicologia diante do Sistema Prisional”, que será realizada de forma on-line, das 19h às 20h30, e ministrada por Laerte de Paula Borges Santos, professor adjunto do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
A coordenadora da Liga Acadêmica de Psicologia Jurídica (Lapju) e professora do Colegiado de Psicologia da Univasf, Samella Vieira, destaca a importância da temática desta edição da Jornada para a formação de profissionais de diferentes áreas. “A temática é relevante para a formação de profissionais de diversos campos do saber, por oportunizar o aprofundamento de questões importantes para a justiça social e o exercício da cidadania com dignidade e autonomia. No caso da Psicologia, por exemplo, a garantia de direitos fundamentais e o combate às formas de discriminação e opressão fazem parte dos princípios fundamentais do código de ética da profissão”, ressalta.
Mais informações também podem ser conferidas no site da Jornada e Instagram da Liga Acadêmica: @lapju_univasf.
