Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Univasf realiza inscrições para projeto “Exercício Físico para Idosos na Prevenção de Quedas”

publicado: 06/02/2023 11h45 última modificação: 06/02/2023 11h45
Júlia Mendes

O projeto de pesquisa Exercício Físico para Idosos na Prevenção de Quedas, do Laboratório de Exercício Clínico (Labec) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), está com inscrições abertas para novos voluntários que desejem participar da quarta edição do estudo. São 50 vagas disponíveis para idosos de 65 anos ou mais, que sejam sedentários e com queixas de perda de memória, sem diagnóstico de Alzheimer. As inscrições podem ser realizadas até o dia 10 de março.

Para se voluntariar, o interessado deve enviar uma mensagem para o WhatsApp do projeto no número (87) 99128-9898, por onde receberá todas as orientações. O candidato irá passar por uma triagem, via telefone, para verificar as condições de saúde, idade e se possui contra indicações à prática de exercícios. Após a triagem inicial, será marcado um momento com os selecionados para a avaliação física presencial no Colegiado de Educação Física (Cefis), localizado no Campus Sede da Univasf, em Petrolina (PE).

Os exercícios com os selecionados estão previstos para acontecer a partir de março e terão duração de seis meses. Os idosos voluntários passarão por avaliações físicas e cognitivas, supervisionadas por educadores físicos, duas vezes por semana no período da manhã, com o intuito de melhorar suas capacidades físicas, cognitivas e prevenir quedas. Após seis meses praticando os exercícios propostos pelos profissionais, o idoso continuará sendo monitorado por mais seis meses, para avaliar o número de quedas e o quanto os participantes aderiram à prática dessas atividades em sua rotina.

A queda é o acidente mais comum entre idosos e pode resultar em fraturas que necessitam de cuidados médicos ou internamento, levando a prejuízos na funcionalidade e autonomia do idoso. De acordo com a coordenadora do Labec, Mariana Souza, professora do Cefis, se exercitar é uma estratégia para fortalecer os músculos e melhorar o equilíbrio. “A prática de exercícios físicos é uma atividade recomendada para idosos por promover benefícios na saúde do cérebro e na saúde física, ambos os fatores relacionados às quedas. Entretanto, é incerto o quanto a prática de programas que trabalhem exercícios de força e de equilíbrio, simultaneamente, pode atuar na prevenção de quedas, nem o quanto as mudanças na capacidade física e cognitiva podem contribuir para sua prevenção. Assim, o projeto irá verificar o efeito do treinamento de força em superfícies instáveis na prevenção desses acidentes”, explica a professora.

O projeto Exercício Físico para Idosos na Prevenção de Quedas é realizado desde 2018 e já contou com a participação de mais de 150 voluntários. O projeto também está com inscrições abertas, até o dia 28 de fevereiro, para discentes de Educação Física ou Fisioterapia que desejem atuar nesta ação. Mais informações sobre as seleções e o projeto podem ser encontradas no Instagram do Labec.