Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Univasf realiza na segunda-feira (11) Aula Inaugural do período 2024.1 da pós-graduação

publicado: 07/03/2024 16h25 última modificação: 07/03/2024 16h39

O período 2024.1 da pós-graduação da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) iniciará com uma programação especial de acolhimento para os discentes ingressantes. Será realizada nesta segunda-feira (11), a partir das 14h, no auditório da biblioteca do Campus Sede, a Aula Inaugural do novo período letivo. O evento é promovido pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPPGI) e contará com palestras e apresentação de setores essenciais para a realização das atividades acadêmicas.

A programação começará com uma mesa de abertura composta pelo reitor da Univasf, Telio Nobre Leite; pela pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Helena Matos; pelos diretores de Pós-Graduação, Daniel Ribeiro Menezes; de Pesquisa, Daniel Tenório da Silva; e de Inovação Tecnológica, Daniel dos Santos Costa. Também será apresentada a pós-graduação da Universidade pela equipe da PRPPGI.

Em seguida, acontecerão as palestras: “Profissão Cientista: uma caminhada de descobertas na pesquisa”, ministrada pelo professor Mateus Matiuzzi, do Colegiado de Zootecnia e dos Programas de Pós-Graduação em Ciência Animal (PPGCA) e em Ciências Veterinárias no Semiárido (PPGCVS) da Univasf; e “Como a pós-graduação mudou a minha vida”, que será apresentada pela docente Ana Paula Oliveira, do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE).

Na segunda parte do evento, a secretária de Registro e Controle Acadêmico, Lucimary Campos, apresentará as atividades relacionadas à pós-graduação efetuadas pela secretaria e o analista de Tecnologia da Informação Anderson Igor Ferreira Araújo mostrará as ferramentas e serviços acadêmicos oferecidos pela Secretaria de Tecnologia da Informação (STI). Também serão apresentados os procedimentos necessários para submissão dos projetos de pesquisa no Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) do Hospital Universitário (HU-Univasf), para estudos envolvendo seres humanos, e na Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA) da Universidade, para projetos com experimentação animal.

Segundo a pró-reitora Helena Matos, a aula inaugural do Período 2024.1 será um momento para dar boas-vindas aos estudantes e mostrar as possibilidades de desenvolvimento acadêmico a partir da pós-graduação.  “O objetivo central é promover acolhimento aos discentes ingressantes e mostrar como esse novo ciclo de aprendizado pode contribuir significativamente na vida acadêmica e na carreira dos estudantes”, afirma.