Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Univasf realiza palestra no Campus Senhor do Bonfim em alusão ao Dia de Luta pela Democracia Brasileira promovido pela Andifes

Notícias

Univasf realiza palestra no Campus Senhor do Bonfim em alusão ao Dia de Luta pela Democracia Brasileira promovido pela Andifes

publicado: 02/10/2023 17h38 última modificação: 02/10/2023 17h53

Alertar a sociedade e educar, em especial os mais jovens, sobre os valores da democracia. É com este objetivo que a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) promoverá o “Dia de Luta pela Democracia Brasileira”. A partir deste ano, esta ação será realizada anualmente no dia 5 de outubro, data da promulgação da Constituição Federal de 1988. A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) aderiu à iniciativa e realizará palestra sobre o tema "Ditadura, Ciência e Democracia: dos anos de chumbo ao tempo presente", no auditório do Campus Senhor do Bonfim, nesta quinta-feira (5), às 19h. Haverá transmissão ao vivo pelo canal da TV Caatinga no Youtube.

O evento é aberto ao público, sem necessidade de inscrição prévia. A palestra será ministrada pelo professor do Colegiado de Ciências da Natureza, do Campus Senhor do Bonfim, José Eduardo Ferraz Clemente. O docente pesquisa a ditadura militar no Brasil e publicou, em 2020, o livro “Ciência e Política durante a Ditadura Militar: o caso da comunidade de físicos (1964-1979)”, pela Sagga Editora.

Na palestra, Clemente irá traçar uma linha do tempo da instauração da ditadura no país, em 1964, até os dias atuais, destacando momentos marcantes, como a implantação do Ato Institucional Nº 5 (AI-5) e a tentativa de golpe de estado no dia 8 de janeiro de 2023. “Farei uma reflexão sobre os tempos da ditadura, a importância dos valores da democracia e o desenvolvimento da ciência nesse período e nos tempos democráticos”, afirma o docente.

A realização do Dia de Luta pela Democracia Brasileira é uma iniciativa da Andifes em parceria com a Academia Brasileira de Ciências (ABC), a Associação Brasileira de Imprensa (ABI), a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e outras entidades científicas e da sociedade civil.