Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Univasf realiza pesquisa sobre comportamentos da população durante a pandemia e busca voluntários em todo o Brasil

publicado: 11/12/2020 14h56 última modificação: 11/12/2020 14h56
Layla Shasta

O Laboratório de Desenvolvimento, Aprendizagem e Processos Psicossociais (LDAPP) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) está desenvolvendo uma pesquisa sobre comportamentos e decisões pessoais da população brasileira durante a pandemia de Covid-19.  O estudo visa compreender quais fatores estão associados à adesão aos hábitos de segurança e medidas de prevenção à doença. Os pesquisadores estão em busca de voluntários de todo o país, com idade igual ou superior a 18 anos, que tenham interesse em participar da pesquisa.

A participação dos voluntários acontece por meio de um questionário online, com questões distribuídas entre seções que reúnem perguntas sobre temáticas diversas, como vacina, concepções sobre a responsabilidade de diferentes agentes e os tipos de conteúdo informativo consumidos pelos voluntários. Com as informações coletadas pela pesquisa será possível compreender quais medidas podem ser tomadas para estimular a adesão da população brasileira aos hábitos de prevenção à disseminação da pandemia, contribuindo para a elaboração de ações de educação em saúde e, ainda, para a literatura da área, podendo ser útil para a tomada de decisões caso situações semelhantes à atual aconteçam no futuro.

Este estudo faz parte das ações promovidas pelo grupo de pesquisa “Empatia, prosociabilidade e distanciamento físico na pandemia da Covid-19”, orientado pelo professor do Colegiado de Psicologia (CPSI) e coordenador do LDAPP Leonardo Sampaio. O LDAPP é vinculado ao CPSI e visa possibilitar o desenvolvimento de trabalhos nos campos da Psicologia de Desenvolvimento-Aprendizagem, Processos Psicossociais e Processos Psicológicos Básicos. Dentre as atividades desenvolvidas no Laboratório destacam-se as investigações sobre o comportamento sociomoral e afetivo dos indivíduos, realização de oficinas, aplicação de testes psicométricos e o desenvolvimento de experimentos ligados aos processos psicológicos básicos e à aprendizagem. Mais informações sobre o LDAPP podem ser encontradas no Instagram do laboratório.