Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Univasf realiza pré-seleção de estudantes para Programa Líderes Emergentes nas Américas do Governo do Canadá

publicado: 24/01/2024 18h16 última modificação: 25/01/2024 08h50

Os estudantes de graduação da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) já podem se inscrever para participar da pré-seleção do Programa Líderes Emergentes nas Américas (ELAP) do Governo do Canadá, em parceria com a Université du Québec à Trois-Rivières (UQTR). O Programa oferece bolsas para discentes de graduação da América Latina e do Caribe realizarem intercâmbio de estudo ou de pesquisa no Canadá. Nesta seleção, ambas as categorias de intercâmbio serão realizadas na UQTR por um período de 4 meses. A Univasf, através da Assessoria de Relações Internacionais (ARI), selecionará até dois estudantes de qualquer curso da Univasf. Os selecionados serão indicados à UQTR para concessão da bolsa. As inscrições podem ser efetuadas até o dia 4 de fevereiro.

Os interessados devem se inscrever exclusivamente através de formulário on-line. O candidato deverá escolher um curso da UQTR correlato à sua área de formação. Para participar, é necessário estar regularmente matriculado (matrícula ativa) em um curso de graduação da Univasf; ter completado pelo menos 20% de carga horária cumprida no curso em que está matriculado; ter no máximo 90% do curso concluído na data da inscrição, conforme extrato obtido no Sig@ e em observância à Resolução 04/2014 do Conuni; não ter previsão de conclusão do seu curso em andamento ainda em 2024; e possuir proficiência em língua francesa de, no mínimo, nível B2 (intermediário-avançado). Mais detalhes sobre o os requisitos de participação estão disponíveis no Edital Nº 01/2024.

O processo de pré-seleção dos candidatos da Univasf será realizado por meio de análise documental/currículo, carta de intenções, entrevista individual para avaliação da motivação do candidato e análise de experiência prévia, respeitando os critérios de elegibilidade determinados pela UQTR e pelo programa ELAP. Também será realiza entrevista individual para certificação da proficiência em Língua Francesa, nos casos em que uma declaração não for fornecida pelo candidato.

O valor da bolsa a ser paga pelo Governo canadense será de 8.200 $ CAN (dólares canadenses). A efetiva concessão da bolsa será mediada entre a UQTR e o Governo do Canadá, cabendo à Univasf tão somente a indicação dos nomes. O intercambista deverá manter seu vínculo ativo com a Univasf durante todo o intercâmbio e deverá retomar seus estudos imediatamente após a mobilidade. Todas as publicações acerca da seleção serão disponibilizadas na página da Assessoria de Relações Internacionais da Univasf.