Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Univasf realiza processo seletivo para Curso de Introdução à Cultura Chinesa

Univasf realiza processo seletivo para Curso de Introdução à Cultura Chinesa

publicado: 05/08/2020 11h59 última modificação: 05/08/2020 11h59
Gersica Brito

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), por meio da Pró-Reitoria de Ensino (Proen), realiza a pré-seleção de estudantes para o curso de Introdução à Cultura Chinesa, oferecido pelo Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB), em parceria com a Hebei Foreign Studies University. O processo seletivo está direcionado a discentes regularmente matriculados nos cursos de graduação da Univasf. Há cinco vagas disponíveis. O curso é gratuito e será realizado online. As inscrições estarão abertas até o dia 8 de agosto, com o início das aulas no dia 2 de setembro.

Para se inscrever, o candidato deve acessar o Sistema de Inscrição em Processos Seletivos (PS)  e anexar a ficha de inscrição, que está presente do Edital Nº 19/ 2020, preenchida e assinada; o comprovante de matrícula, emitido pela Secretaria de Registro e Controle Acadêmico (SRCA); histórico escolar atualizado, comprovante de proficiência na língua inglesa, conforme as especificações presentes no edital. Todos os documentos devem ser digitalizados em formato PDF.

O curso será ministrado em língua portuguesa, com algumas aulas e atividades em língua inglesa, pela professora Ana Qiao. A carga horária será de 45h, com aulas semanais, todas as quartas-feiras, das 19h às 22h, através da plataforma Zoom. Os estudantes selecionados terão oportunidade de aprender sobre aspectos relevantes da cultura chinesa para a compreensão do modo de pensar e agir do povo chinês; conhecimentos panorâmicos de história, política; aspectos linguístico-culturais, valores e hábitos culturais; interculturalidade e interação nas relações sociais e comerciais entre brasileiros e chineses, e relações acadêmicas, científicas e comerciais entre o Brasil e a China.

O objetivo da iniciativa é apresentar aspectos da cultura chinesa relevantes para a compreensão do modo de viver, pensar e agir dos povos chineses e fazer com que os participantes compreendam como as diferenças culturais interferem nas relações pessoais, profissionais, acadêmicas, científicas e comerciais entre indivíduos.

A diretora de  Programas Especiais de Graduação da Proen, Jocilene Gordiano Lima Tomaz Pereira, afirma que os participantes do curso serão regularmente matriculados na Hebei Foreign Studies University, o que considera um importante diferencial para os currículos dos estudantes. “Agrega-se a isso a oportunidade de conhecer outra cultura que, para qualquer processo formativo, é de suma importância”, ressalta a professora.

Cronograma da pré-seleção na Univasf:

Inscrições – até 8 de agosto de 2020

Publicação da Relação dos Inscritos – 9 de agosto

Publicação do Resultado Parcial – 11 de agosto

Prazo para apresentação de recurso em relação ao resultado parcial – até as 12h de 13 de agosto

Publicação do Resultado da Pré-seleção e envio ao GCUB da lista com os 5 estudantes pré-selecionados – 14 de agosto

Seleção Final – GCUB:

Resultado da seleção final – 19 de agosto