Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Univasf realiza processo seletivo para cursos de especialização a distância em Metodologias Ativas e Docência em Biologia

publicado: 11/08/2020 17h14 última modificação: 11/08/2020 17h14
Layla Shasta

Proporcionar a qualificação de profissionais de nível superior e melhorar a qualidade da educação básica e dos serviços públicos são alguns dos objetivos dos cursos de Especialização Latu Senso em Metodologias Ativas e Docência em Biologia, da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf).  Os dois cursos, ofertados na modalidade a distância, estão com inscrições abertas para o preenchimento de 300 vagas, ofertadas por meio da Secretaria de Educação a Distância (Sead) e da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPPGI). As inscrições iniciaram hoje (11) e podem ser feitas até 20 de agosto.

As especializações são destinadas aos portadores de diploma emitido por instituições reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC) em qualquer área de conhecimento, nas modalidades de licenciatura plena, bacharelado ou graduação tecnológica. As inscrições podem ser feitas pelo Sistema de Processos Seletivos da Sead (SIPSS). As vagas ofertadas pelo Edital Nº 24/2020, disponível na página da Sead, serão distribuídas entre as seguintes modalidades: professores da rede pública de educação básica; ações afirmativas, com vagas reservadas aos candidatos pretos, pardos, indígenas e pessoas com deficiência; e ampla concorrência, esta última destinada ao público em geral.

As vagas serão distribuídas entre os cursos e polos de apoio presencial, que deverão ser escolhidos pelos candidatos no ato de inscrição. Estão abertas as inscrições para os polos de Juazeiro, Alagoinhas, Brumado, Feira de Santana, Paulo Afonso e Salvador, na Bahia, e Petrolina, Carpina e Dormentes, em Pernambuco. No total, há 150 vagas disponíveis por curso, com a reserva de 15 vagas em cada turma para os professores da rede pública, oito para ações afirmativas e sete vagas destinadas ao público geral. As duas pós-graduações terão duração de 18 meses, envolvendo a participação obrigatória dos alunos em atividades a distância e presenciais, com previsão de início das aulas em agosto de 2020 e término em 2021.

A seleção acontecerá em duas fases: avaliação da carta de intenções e análise curricular. O resulto final será divulgado em 26 de agosto, por meio do ambiente do SIPSS, na área “Acompanhamento de Inscrição”. As matrículas deverão ser efetivadas nos dias 27 e 28 de agosto, mediante entrega de documentos. Excepcionalmente, a matrícula será realizada online em função da situação de pandemia e os procedimentos necessários para a sua realização serão divulgados juntos à convocação dos classificados, no dia da homologação do resultado. O início dos cursos está previsto para o dia 31 de agosto, na nova plataforma EAD da Univasf.