Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Univasf realiza processo seletivo para mestrado e doutorado em Ciência Animal

Notícias

Univasf realiza processo seletivo para mestrado e doutorado em Ciência Animal

publicado: 13/12/2022 12h41 última modificação: 13/12/2022 12h41
Júlia Mendes

O Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal (PPGCA) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) realiza processo seletivo para mestrado e doutorado acadêmicos com ingresso no período 2023.1. Há oito vagas disponíveis para o mestrado e seis para o doutorado. As inscrições podem ser realizadas até 17 de janeiro de 2023.

Para se inscrever, os interessados devem acessar o Sistema de Processos Seletivos (PS) da Univasf. A documentação exigida está listada no Edital Nº 33/2022, que pode ser encontrado no PS Univasf e no site do PPGCA. Podem se inscrever na seleção de mestrado os portadores de diploma de conclusão de curso de graduação em Zootecnia, Medicina Veterinária, Agronomia, Engenharia Agrícola, Engenharia de Pesca, Ciências Biológicas ou áreas afins das Ciências Agrárias; ou portadores de declaração de que há previsão para que o candidato possa cumprir todos os créditos e requisitos necessários para integralização do curso de graduação até a data da pré-matrícula no PPGCA. Já para a seleção de doutorado, podem se inscrever os portadores de diploma de mestrado ou de declaração de defesa de mestrado, afirmando que já cumpriu com as suas obrigações com o programa de origem e que já deu entrada para obtenção do seu título de Mestre. O candidato a doutorado deve ter graduação nas mesmas áreas descritas para o candidato ao mestrado.

Conforme o edital, do total de vagas disponíveis para cada curso nesta seleção serão disponibilizadas 20% para a política de ações afirmativas, com uma vaga para mestrado e uma para doutorado para candidatos aprovados autodeclarados negros (pretos e pardos), indígenas ou pessoas com deficiência (PCD). Também haverá reserva de uma vaga de cada curso para os servidores Técnico-Administrativos em Educação (TAEs) da Univasf.

O processo seletivo englobará uma avaliação de proposta simples de projeto de pesquisa e avaliação do currículo. O candidato pode encontrar todas as orientações para produção da proposta no edital. O resultado parcial da seleção será divulgado a partir do dia 9 de fevereiro de 2023 e o resultado final está previsto para o dia 13 de fevereiro de 2023, ambos serão divulgados no PS Univasf. O período de pré-matrícula está previsto para ser realizado até 16 de fevereiro de 2023. O cronograma completo está disponível no Anexo VII do edital.

Avaliado com conceito 4 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) na última Avaliação Quadrienal, o PPGCA está estruturado na área de concentração da Produção Animal e conta com duas linhas de pesquisa: “Nutrição Animal, Forragicultura e Pastagens” e “Biotecnologia, Genética e Manejo Animal”. Mais informações sobre o programa, corpo docente e o processo seletivo estão disponíveis no site do PPGCA.