Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Univasf realiza processo seletivo para preceptores do Programa de Residência Pedagógica

Seleção destina-se a professores licenciados nas áreas de Artes Visuais, Ciências Sociais, Ciências da Natureza e Educação Física

publicado: 26/06/2018 16h18 última modificação: 26/06/2018 16h18
Mônica Santos

A Pró-Reitoria de Ensino (Proen) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) realiza seleção para preceptores do Programa de Residência Pedagógica. Os candidatos à preceptoria devem ser professores licenciados em Artes Visuais, Ciências Sociais, Ciências da Natureza e Educação Física, áreas que formam os subprojetos do programa. As inscrições podem ser feitas até as 18h do dia 4 de julho.

Há três vagas disponíveis para cada um dos seis núcleos, que serão vinculados aos subprojetos de Artes, Sociologia, Ciências e Educação Física. Os núcleos irão funcionar nas cidades de Petrolina, Juazeiro, Senhor do Bonfim, Campo Formoso e São Raimundo Nonato. As inscrições devem ser efetuadas pessoalmente no Serviço de Informações do Cidadão (Sic) de qualquer campus da Univasf.

Para se inscrever é preciso entregar os documentos solicitados no Edital N° 12/2018: ficha de inscrição (Anexo I); documento comprobatório de experiência docente de, no mínimo, dois anos no magistério na educação básica; declaração de vínculo em uma das escolas cadastradas na Plataforma Freire emitida pelo gestor escolar informando também a atuação docente na área do subprojeto (Anexo II); declaração de que possui disponibilidade de tempo para realizar as atividades previstas no projeto (Anexo III); termo de compromisso, assinado apenas pelo candidato (Anexo IV) e cópia do currículo cadastrado na Plataforma Freire em formato PDF.

Para participar, o candidato deve possuir licenciatura que corresponda ao componente curricular ou ao curso do subprojeto; possuir experiência mínima de dois anos na educação básica; ser professor de alguma escola-campo cadastrada no programa; estar atuando em sala de aula em componente curricular ou na etapa correspondente à habilitação concedida pelo curso participante do subprojeto e possuir currículo cadastrado e atualizado na Plataforma Freire

A seleção dos candidatos caberá à comissão local de seleção, formada pelos docentes orientadores do subprojeto, que organizarão e realizarão o processo seletivo. Como critério de avaliação será seguido o barema (Anexo VI) para atestar a experiência docente. Os preceptores serão selecionados de acordo com a nota obtida no barema e, em caso de empate serão adotados os seguintes critérios: maior tempo de serviço no magistério e maior idade do candidato.

A residência pedagógica consiste na imersão planejada e sistemática do aluno de licenciatura em ambiente escolar visando à vivência e experimentação de situações concretas do cotidiano escolar e da sala de aula. O projeto terá uma duração de 18 meses. O valor mensal da bolsa do preceptor é de R$ 765,00, que será paga pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Mais informações podem ser acessadas no edital ou através dos e-mails: residencia.pedagogica@univasf.edu.br e dpeg.proen@univasf.edu.br.