Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Univasf realiza três defesas de memorial para promoção docente à classe de Professor Titular

Notícias

Univasf realiza três defesas de memorial para promoção docente à classe de Professor Titular

publicado: 17/11/2020 15h47 última modificação: 17/11/2020 15h48
Renata Freitas

Três defesas de memorial acadêmico para promoção funcional de docentes à classe de Professor Titular da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) serão realizadas pela Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD) até o final de novembro. Nesta quarta-feira (18), a partir das 14h, o professor Nikifor Rakov Gomez, do Colegiado de Engenharia Mecânica (Cenmec), apresentará sua defesa de memorial. Na sexta-feira (20), às 8h30, será a banca do professor Luiz Mariano Pereira, também do Cenmec. No dia 25 de novembro, será realizada a defesa de memorial do professor Telio Nobre Leite, do Colegiado de Engenharia Civil (CCivil), às 8h30. Todas as bancas acontecerão pela plataforma da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP).

A comissão de avaliação de Nikifor Rakov Gomez será composta pelos professores Paulo Cesar de Oliveira, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB); Ricardo Rego Bordado Correia, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); e Frederico Guilherme de Carvalho Cunha, da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Serão suplentes na banca do professor Gomez os docentes Anderson Stevens Leônidas Gomes, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), e Marcony Silva Cunha, da Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Já a comissão de avaliação de Luiz Mariano Pereira será formada pelos professores Zaqueu Ernesto da Silva, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB); Renato Machado Cotta, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); e José Maurício Alves de Matos Gurgel, da UFPB. Os membros suplentes serão os docentes João Nazareno Nonato Quaresma, da Universidade Federal do Pará (UFPA), e João Alves de Lima, da UFPB.

Encerrando a programação de defesas deste mês, Telio Nobre Leite apresentará seu memorial acadêmico para a comissão de avaliação composta pelos docentes Valdir Barbosa Bezerra, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB); Maria Consuelo Alves Lima, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA); e Gerardo Guido Martinez Pino, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Integram a comissão como suplentes os professores Eduardo de Campos Valadares, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e Carlos Alberto de Lima Ribeiro, da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS).

A classe de Professor Titular ocupa o topo da carreira de professor do Magistério Superior, que é estruturada nas classes A, B, C, D e E, conforme determina a Lei N° 12.863/2013. As classes recebem as seguintes denominações de acordo com a titulação do ocupante do cargo: Auxiliar (docente que possui graduação ou título de especialista), Assistente (portador de título de Mestre), Adjunto (portador de título de Doutor), Associado (apenas professores com doutorado que já passaram pela classe de Adjunto) e Titular (apenas professores com doutorado que passaram pela classe de Associado). Cada classe subdivide-se em níveis, definidos no Anexo I da Lei N° 12.863. Ao longo de sua trajetória acadêmica, o professor poderá progredir dentro da classe, nos níveis que a compõem. Quando chegar ao último nível de cada classe poderá passar à classe seguinte, caso tenha a titulação exigida.

Somente ao alcançar o nível 4 da Classe D, denominada de Professor Associado, o docente poderá pleitear a promoção para a Classe E, de Professor Titular. Entretanto, o professor terá que ser aprovado nas duas etapas de avaliação. Na primeira, são avaliadas as atividades desenvolvidas ao longo de sua carreira; e na segunda o docente irá apresentar a uma banca a defesa de um memorial ou de uma tese acadêmica inédita, conforme as Resoluções N° 13/2015  e N° 11/2019 do Conuni da Univasf.