Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Univasf realizará Campanha pelo Uso Racional de Medicamentos nesta sexta-feira (5)

publicado: 03/05/2017 15h34 última modificação: 03/05/2017 15h34
João Pedro Ramalho

O Centro de Informação sobre Medicamentos (CIM), o Núcleo de Assistência Farmacêutica e o Colegiado de Farmácia da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) promoverão, nesta sexta-feira (5), a terceira edição da Campanha pelo Uso Racional de Medicamentos. O evento busca prestar esclarecimentos à população sobre a utilização correta e segura dos medicamentos e acontecerá das 9h às 16h, na Praça do Bambuzinho, em Petrolina (PE), e na Praça do Paço Municipal, em Juazeiro (BA).

A população terá acesso a estandes com conteúdos variados. As ações da Campanha estarão distribuídas nos seguintes temas: uso de medicamentos por gestantes, cuidados no uso de plantas medicinais, interações medicamentosas, boas práticas de higiene e parasitoses, medicamentos utilizados para saúde mental, uso de repelentes, tratamento da tuberculose, intoxicações por medicamentos e descarte adequado de remédios. Também haverá um estande de conscientização sobre o lúpus, em alinhamento ao Dia Internacional de Atenção à Pessoa com Lúpus. Além disso, será ofertado um serviço de medição de glicemia e pressão arterial.

Na sexta-feira, também ocorrerão apresentações de música e de teatro, realizadas por integrantes da própria organização do evento. Sessões teatrais acontecerão nas barquinhas que transportam passageiros entre Juazeiro e Petrolina, na praça do Paço Municipal, em Juazeiro, e na Praça do Bambuzinho.

A Campanha pelo Uso Racional de Medicamentos vem sendo promovida desde 2015, ano do lançamento do CIM. De acordo com a coordenadora do CIM e professora do Colegiado de Farmácia, Deuzilane Nunes, o evento tem a intenção de sensibilizar a população sobre várias condutas erradas em relação ao uso, à guarda e ao descarte de medicamentos.

Ainda segundo a professora, a adesão da comunidade nas últimas edições tem sido grande, o que refletiu na atuação do próprio CIM. “À medida que nós nos aproximamos da população, com participação em projetos e em ações de outras instituições, o número de demandas para o Centro aumenta”, conta Deuzilane.

Este ano, a Campanha pelo Uso Racional de Medicamentos também será realizada em Lagoa Grande (PE), na próxima segunda-feira (8), das 9h às 12h, na Praça Hermes de Amorim; e em Campo Formoso (BA), na próxima quarta-feira (10), no mesmo horário, na Praça Herculano Menezes. A organização da campanha tem a participação de aproximadamente 180 pessoas, entre estudantes e professores dos cursos de Farmácia, Enfermagem, Medicina, Psicologia e Educação Física da Univasf, além de professores e profissionais da saúde dos municípios de Juazeiro e Petrolina.