Notícias
Univasf realizará I Semana da Agricultura Orgânica, Agroecológica e Segurança Alimentar e Nutricional de 18 a 20 de setembro
O Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural (PPGExR) e o Núcleo de Pesquisa e Estudos Sertão Agroecológico da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) promoverão a primeira edição da Semana da Agricultura Orgânica, Agroecológica e Segurança Alimentar e Nutricional. O evento será realizado de terça (18) a quinta-feira (20), é gratuito e aberto a estudantes, agricultores, agentes técnicos em extensão rural e demais interessados. As atividades acontecerão em diferentes locais, nas cidades e Petrolina e Juazeiro.
A programação terá início às 8h30, na terça-feira (18), com a atividade Intercâmbio de Saberes Escola/Horta, na Escola de Referência em Ensino Médio Clementino Coelho (EREMCC), em Petrolina. Na quarta-feira (19), haverá mesas redondas que irão acontecer no Espaço Plural da Univasf, em Juazeiro. As temáticas serão: “Diferenças entre a Produção Orgânica e Agroecológica (principais diretrizes)”, “Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) para irrigantes”, “O que é Segurança Alimentar e Nutricional (SAN)?” e “Circuitos curtos de comercialização e certificação orgânica”. Será preciso se inscrever apenas para as mesas redondas, no local do evento.
E, na quinta-feira (20), para encerrar as atividades da I Semana da Agricultura Orgânica, Agroecológica e Segurança Alimentar e Nutricional, serão realizadas duas oficinas. Uma delas será sobre Culinária com Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCS) e a outra será sobre Compostagem Doméstica. AS oficinas vão acontecer na feira orgânica de Juazeiro, localizada na Casa do Artesão, orla de Juazeiro, próximo ao Vaporzinho, a partir das 16h.
De acordo com Helder Freitas, professor do Colegiado de Engenharia Agronômica e do PPGExR e organizador do evento, o objetivo da I Semana da Agricultura Orgânica, Agroecológica e Segurança Alimentar e Nutricional é discutir sobre a produção de alimentos como estilo de vida e não como mercantilização da agricultura. Além disso, pretende-se problematizar e alertar a população sobre agregação de valor que precisa ser dada à agricultura orgânica sob uma perspectiva agroecológica.
“A região é referência na produção agrícola, porém, existe o problema da contaminação por agrotóxicos e agroquímicos. Por isso, pretendemos socializar iniciativas, construir políticas públicas e ações de apoio, unindo militantes, cientistas e técnicos agrícolas e colocando em prática ações que possibilitem que a região produza alimentos de qualidade e valorize modos de produção agroecológicos”, afirma Freitas.
O evento é promovido em parceria com a Rede Territorial de Agroecologia, o Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (IRPAA), a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a Associação de Produtoras e Produtores Orgânicos do Vale do São Francisco (Aprovasf) e o Núcleo de Agroecologia do Semiárido.