Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Univasf realizará II Congresso Brasileiro Saúde em Libras

Notícias

Univasf realizará II Congresso Brasileiro Saúde em Libras

publicado: 18/08/2023 15h58 última modificação: 18/08/2023 15h58

 A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), realizará de 30 de novembro a 2 de dezembro, o II Congresso Brasileiro Saúde em Libras. O evento é organizado pelo Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI) com o objetivo de divulgar e consolidar a perspectiva de atuação profissional Saúde em Libras, que é voltada a atender a especificidade linguística da comunidade surda, principalmente na área da saúde. O congresso, que tem como tema “Libras em Toda Sociedade”, será realizado no Complexo Multieventos, no Campus Juazeiro da Univasf e está aberto à participação de todos os interessados. As inscrições estão abertas e o prazo para submissão de trabalhos a serem apresentados durante o evento vai até 31 de agosto.

O congresso discutirá questões relativas à saúde da pessoa surda, nos âmbitos físico, mental e social, contribuindo também para fomentar a cultura surda e a Língua Brasileira de Sinais (Libras). As inscrições e submissões de trabalhos acadêmicos para o evento devem ser realizadas pelo site. O valor da taxa de inscrição varia de R$ 50,00 a R$ 140,00, a depender da categoria do participante. Haverá alteração no valor da taxa de inscrição a partir de 1º de setembro.

A programação terá palestras, rodas de conversas, minicursos e apresentação de trabalhos acadêmicos. As normas de submissão de trabalhos estão disponíveis no site do evento. Os trabalhos poderão ser realizados em cinco eixos temáticos, conforme consta no site. Um deles, o “Eixo 5 - Libras e Sociedade: acessibilidade à comunidade surda”, é aberto à participação de qualquer pessoa que deseje compartilhar ações inclusivas que tratem sobre a cultura surda e sua língua. O objetivo deste eixo é apresentar experiências vivenciadas pela sociedade que sejam relativas ao mercado de trabalho, prestação de serviços, moradia acessível, serviços comerciais em geral, uso de tecnologias, divulgação da LIBRAS, entre outras voltadas à comunidade surda.

A apresentação dos trabalhos poderá ser feita nos formatos de exposição oral/sinalizada, banner ou teatro sinalizado em português ou Libras. Os trabalhos inscritos poderão concorrer ao 1º Prêmio Brasileiro Saúde em Libras, criado para reconhecer e dar visibilidade às iniciativas que serão apresentadas como trabalhos acadêmicos e sociais.

O evento contará também com o Espaço Acessurdo, que terá estandes do Centro de Informação sobre Medicamentos (CIM) da Univasf, de xadrez inclusivo, primeiros socorros e a Feira Sertão, além do Espaço Libras Kids, com brinquedos infláveis, tendas, materiais para oficinas e brincadeiras envolvendo a Libras. É necessária a inscrição prévia da criança que irá participar do evento. Mais informações no site do evento.

A primeira edição do Congresso Brasileiro Saúde em Libras foi realizada em 2018, com o intuito de expandir a perspectiva Saúde em Libras desenvolvida pelo Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI) da Univasf e que propõe a atuação profissional voltada à comunidade surda e à sua especificidade linguística. Mais detalhes sobre o congresso estão disponíveis no site e no Instagram do evento.