Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Univasf realizará minicurso sobre Contenção e Manejo de Onças em Vida Livre

Univasf realizará minicurso sobre Contenção e Manejo de Onças em Vida Livre

Atividade é promovida pelo Cemafauna e pelo Programa Amigos da Onça, do Instituto Pró-Carnívoro

publicado: 24/09/2019 14h47 última modificação: 24/09/2019 14h47
Beatriz Granja

Capacitar estudantes do último período dos cursos de Ciências Biológicas e Medicina Veterinária e profissionais da área que tenham interesse em atuar na conservação de onças de médio e grande porte. É com este objetivo que a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) realizará o minicurso Contenção e Manejo de Onças em Vida Livre.  A atividade vai acontecer nos dias 12 e 13 de outubro, das 8h às 18h, no auditório do Museu de Fauna da Caatinga, no Campus Ciências Agrárias (CCA), em Petrolina (PE). As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas até 4 de outubro.

O minicurso é organizado pelo Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna) da Univasf e pelo Programa Amigos da Onça, vinculado ao Instituto Pró-Carnívoro; e conta com o apoio do 72° Batalhão de Infantaria Motorizado de Petrolina. Ao todo, estão disponíveis 30 vagas. Os interessados devem realizar as inscrições através do link. A taxa de inscrição para estudantes da graduação custa R$ 75,00 e para profissionais da área R$ 150,00.

A formação será ministrada pelos biólogos do Instituto Pró-Carnívoro Joares May e Cláudia Campos. O minicurso visa abordar assuntos relacionados à biologia e ecologia das onças-pardas e pintadas, como os profissionais preparam os pontos de capturas e quais materiais podem ser usados, além de instruí-los para o manuseio de medicamentos durante e pós-contenção do animal.

Em abril deste ano, o Programa Amigo da Onça junto com os profissionais do Cemafauna realizaram uma ação de resgate de uma onça-pintada. O caso ocorreu nas imediações do Parque do Boqueirão da Onça, interior da Bahia. Após a captura, a onça foi assistida por uma equipe de biólogos, veterinários e zootecnistas do Cemafauna. Durante 15 dias ela recebeu os cuidados necessários e foi reinserida na natureza.

registrado em: , ,