Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Univasf realizará VI Simpósio de Plantas Medicinais do Vale do São Francisco

Univasf realizará VI Simpósio de Plantas Medicinais do Vale do São Francisco

Inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo site do evento

publicado: 01/06/2017 11h46 última modificação: 01/06/2017 11h55
Mônica Santos
VI Plamevasf acontecerá em setembro

Um dos eventos mais importantes do Nordeste sobre esta temática, o Simpósio de Plantas Medicinais do Vale do São Francisco (Plamevasf) terá sua sexta edição realizada de 27 a 30 de setembro, na Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). O evento é aberto à participação de pesquisadores, estudantes de graduação e pós-graduação, além de toda comunidade usuária de plantas medicinais e de medicamentos fitoterápicos. As inscrições já estão abertas e poderão ser realizadas até o primeiro dia do simpósio.

O VI Plamevasf acontecerá no Complexo Multieventos, Campus Juazeiro (BA), da Univasf, e deverá contar com aproximadamente 400 participantes. A expectativa dos organizadores é contribuir para o amadurecimento científico dos estudantes, além de divulgar e discutir os projetos de pesquisa desenvolvidos pelas instituições. O evento é promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Recursos Naturais do Semiárido (PGRNSA) da Univasf, por meio do Núcleo de Estudos e Pesquisas de Plantas Medicinais (Neplame), em parceria com a Sociedade Brasileira de Farmacognosia (SBFgnosia).

As inscrições podem ser feitas presencialmente na secretaria do PGRNSA, com a comissão de estudantes do curso de Farmácia no Campus Sede ou pelo site do evento. O valor da taxa de inscrição vai de R$ 90,00 a R$ 260,00, variando entre graduandos, pós-graduandos e profissionais, sócios e não sócios da Sociedade Brasileira de Farmacognosia. A partir do dia 31 de agosto, data limite para a submissão de resumos, os valores terão um acréscimo, conforme consta na página do evento.

A programação abrange palestras, apresentações e cursos científicos nas áreas de agronomia, botânica, fitoterapia, farmacologia, microbiologia, química, parasitologia e demais áreas relacionadas à pesquisa de plantas medicinais. O simpósio terá a participação de palestrantes de instituições de diversos Estados, como Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, São Paulo e Alagoas, além de convidados internacionais de países como Cuba e Itália.

Segundo o organizador do evento, o professor Jackson Guedes, o Plamevasf tem como objetivo apresentar ao público em geral os estudos realizados nas universidades sobre plantas medicinais. “As plantas medicinais são muito usadas pela população para o tratamento de diversas doenças, e com a realização de um evento dessa natureza, pretendemos discutir um melhor aproveitamento do potencial terapêutico das plantas do bioma Caatinga”, afirma Guedes.