Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Univasf recebe conceito 4 no Índice Geral de Cursos (IGC) 2017 do MEC

Univasf recebe conceito 4 no Índice Geral de Cursos (IGC) 2017 do MEC

publicado: 21/12/2018 16h13 última modificação: 21/12/2018 16h13
Renata Freitas

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) obteve conceito 4 no Índice Geral de Cursos (IGC) 2017, divulgado esta semana pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação (MEC). O IGC é um indicador que avalia a qualidade das Instituições de Educação Superior brasileiras anualmente, numa escala que vai de 1 (menor nota) a 5 (maior nota). A Univasf tem mantido o conceito 4 desde 2013.

O Inep também divulgou o Conceito Preliminar de Curso (CPC), outro indicador de qualidade que avalia os cursos e que leva em consideração diversos componentes, entre os quais a nota no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). Em 2017, foram avaliados os cursos de Ciências Exatas, Licenciaturas e áreas afins e a Univasf teve 11 graduações avaliadas. Ficaram com conceito 4 no CPC, os cursos de Ciências Sociais (Licenciatura e Bacharelado), Educação Física (Licenciatura), Ciências Biológicas, Engenharia Agrícola e Ambiental, Engenharia Elétrica e Engenharia de Produção. Os cursos de Artes Visuais, Engenharia da Computação, Engenharia Civil e Engenharia Mecânica tiveram CPC 3.

Para o procurador Educacional Institucional da Univasf, professor Lino Marcos da Silva, a nota obtida pela Univasf no IGC 2017 indica que, apesar de ser ainda uma instituição jovem, a Universidade já atingiu níveis de qualidade comparáveis aos das melhores instituições de ensino superior do país, inclusive aquelas consolidadas há mais tempo. “Esse ótimo desempenho revela, ainda, que a Univasf vem cumprindo com a sua missão de ofertar, com excelência, atividades de ensino superior, extensão, pesquisa e inovação em diversas áreas do conhecimento, colaborando significativamente para o desenvolvimento do semiárido nordestino”, destaca.

IGC e CPC – O IGC é um dos indicadores de qualidade da educação superior calculado a partir de uma média ponderada envolvendo as notas contínuas de Conceitos Preliminares de Curso (CPC) dos cursos de graduação no último triênio, a média dos conceitos de avaliação dos programas de pós-graduação Stricto sensu atribuídos pela Capes na última avaliação trienal disponível e a distribuição dos estudantes entre os diferentes níveis de ensino, graduação ou pós-graduação. Já o cálculo do CPC é feito com base na avaliação de desempenho de estudantes, no valor agregado pelo processo formativo e em insumos referentes às condições de oferta – corpo docente, infraestrutura e recursos didático-pedagógicos.

registrado em: , , , ,